• Photo of Pedra da Mina, via Paiolinho

Recorded June 2014

2.5
5.0

near Lamins, Minas Gerais (Brazil)

Subida da Pedra da Mina ( 2.798 m) via Paiolinho ( Fazenda Serra Fina ) estilo alpino, subida e descida em 1 dia.

• Photo of mmoralles

mmoralles Jun 23, 2015

Fiz essa linda caminhada há muito tempo, quando eu ainda não tinha GPS. Vou voltar lá no próximo fim de semana.
    Vou usar seu trek. Valeu!

• Photo of Carlos.A.Monteiro

Carlos.A.Monteiro Jun 25, 2015

mmoralles, boa caminhada ! Valeu !

• Photo of Marcos Henrique

Marcos Henrique Sep 27, 2015

Navegacao tecnica: Apresenta bastantes bifurcações e trajetos “alternativos”, porém o caminho padrão a se percorrer é intuitivo. Possui marcações com fitas e papéis reflexivos (para navegação noturna) no decorrer da trilha.
    Cenario: Visões panorâmicas daquela região da Mantiqueira
    Grau de exposicao: A trilha percorre muitos desníveis (escalaminhadas) que oferecem exposição, mas é necessário dizer que não são muito técnicos e com cuidado você pode passar por eles de forma segura.
    Esforco fisico: Elevado e exige pernas bastante resistentes
    Elementos: Água apenas no início. A noite faz muito frio e venta muito. Várias áreas de camping no decorrer da trilha.

• matheuschassot Sep 5, 2016

Fomos neste fds em 6 pessoas. Trilha linda, fácil de seguir e com várias opções, mas bem puxada e com locais de dificuldade média para alta de escalaminhada (tanto tecnicamente quanto fisicamente). Incrível andar pela crista da serra, nas pirambeiras Deus me livre e Misericódia, depois subir a pedra e ver tudo de cima. Acampamos no cume. Só havia mais um grupo (de umas 10 pessoas) além de nós.

Ao meu comentário anterior, vale dizer que somos todos iniciantes. Foi bem puxado e dolorido, mas completamos com segurança e sucesso.

• serrardv Oct 2, 2016

Quais valores são cobrados na fazenda Serra Fina?
    É cobrado por carro e por pessoa?

• matheuschassot Oct 3, 2016

20 reais por carro

• Photo of RAFAELCARDOOZO

RAFAELCARDOOZO Mar 9, 2017

Meu começo nas grandes montanhas (:

• Photo of lucianalima

lucianalima May 7, 2019

Fiz essa trilha dia 04/05/19 com meu namorado e antes lemos muitos relatos a respeito para conseguir o máximo de informações a respeito, chegamos facilmente na cidade no dia anterior e ficamos num hostel super aconchegante, recomendo esse hostel serra fina, o dono é super gente boa e guia também, então ele tem informações importantes, saímos do hostel às 04:30 da manhã e chegamos à Fazenda às 05:40 mais ou menos ainda escuro, esperamos clarear um pouco e começamos a trilha beirando o barulho do rio q ouvimos e seguindo as orientações que vimos aqui no site, não usamos GPS, a trilha não é totalmente demarcada, no início há bifurcações e não tem nada marcado, mas seguindo beirando onde se ouve o barulho do rio é a trilha, daí em diante fica claro o caminho, passa pelos pontos de água, um bem perto do outro, pegamos água por precaução, mas levamos conosco 6 litros de água, 3 litros cada um, castanhas, uvas passas, chocolates e barras de cereais, pq fomos com a intenção de fazer bate e volta, assim seguimos, já no início tem subidas e exige um preparo físico bom, tênis apropriado, bastão, roupas adequadas e também todo equipamento para possíveis adversidades, lanterna, capa de chuva, faca, curativos, antisséptico etc. A subida parece não ter fim..rs, já estávamos andando há 3 horas e começou chover, eu pensei em voltar mas ele não ..rs, continuamos com chuva mesmo, exigindo mais cuidado ainda pq tem rochas com pedras rolantes em muitos pontos, tem a subida do Deus me Livre, bem exigente mesmo e descidas tb exigem bem dos joelhos e pernas, andamos mais 3 horas para avistar que estávamos perto do cume, mas antes do cume um paredão de rocha íngreme que me assustou, com chuva estava bem escorregadia a pedra, tive q descer e fazer um contorno para subir com segurança, e uma escalaminhada para o cume que vale a pena, chegamos ao cume era 14:30. Tinha uma neblina não muito densa, vimos tudo ao redor, mas fechou o tempo rapidinho em questão de segundos, ficamos uns 15 min no cume, assinamos o livro, mas tinha ainda a volta...nossaaaaa! Iniciamos as descidas e a chuva continuava fraca, precisa ter muito cuidado mesmo nas descidas, tentamos fazer o mais rápido pra não chegar à noite até a fazenda mas não deu, chegamos no estacionamento já era 19:10, então ao todo num ritmo bom, pq não paramos muito e sim fomos mais cuidadosos devido a chuva, mais de 12 hs pra concluir, usamos somente 3 litros de água são suficientes, bom levar uma bateria extra pro celular pq acabou a bateria no cume..rs. Uma dica que posso dar é pra quem quer fazer essa subida bate e volta, que faça outros picos antes para testar resistência e adquirir uma certa experiência e afinidade com montanhas mais exigentes, antes de irmos à Pedra da Mina, fizemos subidas em Extrema, Monte Verde, Atibaia, isso nos deu segurança e já havíamos enfrentado chuva e frio no cume, então isso não nos abateu e seguimos, pq algumas adversidades podem fazer a gente desanimar por falta de afinidade com essa aventura mais exigente. A paisagem é maravilhosa, vimos muitas espécies de pássaros, flores e no cume a sensação é indescritível, ver ao redor todas montanhas e cidades e nuvens bem de perto, e assinar o livro do cume é um certificado de que vc foi e fez, e essa experiência ninguém nos tira. Recomendo muito essa experiência e com certeza descendo a Pedra da Mina já estarão programando outros Picos por aí afora nesse Brasil tão lindo que temos. Um salve a todos!

• Photo of Carlos.A.Monteiro

Carlos.A.Monteiro May 8, 2019

Muito legal Luciana ! Parabéns a vocês ! E, sempre que puderem, aproveitem a Mantiqueira, mas com todos os cuidados e "leave no trace" relacionados a nossa mais bonita Cordilheira.