Uploaded September 17, 2018

Recorded September 2018

3.4
6.7

near San Martín de Castañeda, Castilla y León (España)

Trilho não marcado,com início e fim no parque de estacionamento da Laguna de los Peces.

O Lacillino, ou Camello (na gíria, porque ao longe parece a bossa de um Camelo), é outro promontório da Sanábria acima dos 2000 metros, mais precisamente 2049 metros (segundo cartografia), cuja única dificuldade é subir o seu maciço, temos que trepar as pedras até ao marco geodésico. Claro está, que quem está habituado a caminhar na montanha, não é dificuldade alguma, mas é necessário usar as mãos!

O trilho até ao Arroyo de Vallinón, é por um estradão em bom estado, passando pelas Lagunas de los Peces e Yeguas, sem dificuldade. No Arroyo de Vallinón, cortamos à direita e saímos do estradão, entramos num corta mato com vegetação rasteira, até um pouco antes da Lagoa de Riopedro, porque aqui já existem um trilho bem de pé posto bem definido e limpo.
Da lagoa de Riopedro iniciamos uma subida até ao Alto de Riopedro, por um trilho de pé posto, bem definido. Depois do alto do Riopedro, o trilho começa e ser menos definido e optamos por fazer pela corda apontando sempre para o Camello.
De regresso decidimos seguir o trilho de pé posto que vem da lagoa do Riopedro e vai até
ao Arroyo de Vallinón. Já passei pelo Arroyo de Vallinón várias vezes e não tinha reparado que existe um trilho de pé posto que vai até à Laguna de Riopedro. Na zona do Arroyo não é muito visível, e de quando em vez parece que desaparece, mas é sem dúvida muito melhor que andar a corta mato, mesmo a vegetação sendo rasteira e existam algumas clareiras.
Depois do Arroyo de Vallinón, cortamos à esquerda para o estradão que passa pelas Lagunas de las Yéguas e los Peces.