• Photo of O Mar de Peniche

-105 f
3.2
6.4

near Baleal, Leiria (Portugal)

O Mar de Peniche é um trilho não marcado que tem inicio no Baleal, junto à praia, e que começa por percorrer uma ciclovia de três Kms, até à cidade, onde nos tem a receber uma imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos pescadores…
Com passagem à doca pesca, e circunscrevendo a cidade pelo sul, leva-nos ao encontro da Igreja da Misericórdia (Sec.XVII), com a sua belíssima torre do relógio…
Mais à frente, vamos encontrar a Igreja de S. Pedro (Sec.XVI), a principal igreja da cidade…
Mas o ex-libris de Peniche é a sua Fortaleza, monumento nacional desde 1938, e mais recentemente inaugurado como Museu Nacional da Resistência e Liberdade… Um local carregado de historia, tendo início a sua construção em meados de 1557, sob ordem de D. João III de Portugal…
Após desfrutar cada canto, pormenor deste verdadeiro tesouro, o trilho envolve-nos nas ruas de um dos bairros piscatórios, faz-nos molhar os pés na Praia do Portinho da Areia Sul, e corta-nos a respiração com as majestosas arribas, e carreiros, todos identificados com os seus nomes em placas de sinalização… Por falar em sinalização, é por aqui que o trilho corre a par com o GR11 Rota do Caminho do Atlântico Oeste, em direção ao Cabo Carvoeiro, onde para alem do farol, temos a Nau dos Corvos (afloramento rochoso) a receber-nos, com uma fantástica vista sobre as Berlengas…
Já estamos na ponta oeste da cidade… O mar fica mais agitado, e a costa mais exposta aos caprichos e humores do oceano, esculpindo nas rochas toda a sua fúria, transformando toda a zona oeste de Peniche numa magnifica obra de arte provocada pela erosão costeira… É aqui que encontramos o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios (sec. XVII), e mais à frente, chegamos ao ilhéu da Papôa, local onde se concentram jazidas fósseis únicas no mundo numa arriba argilosa que data de mais de 540 milhões de anos…
Após as muralhas do Forte da Luz, passamos as portas da cidade, ao encontro da praia da Gamboa, e sempre pelo areal, molhando os pés aqui e ali, durante três Kms de praia, regressamos ao Baleal, local de inicio e fim desta aventura enriquecedora…