one hour

October 13, 2020

October 2020

near Itacolomi, Rio Grande do Sul (Brazil)

O Morro Itacolomi ou Pico do Itacolomi é uma formação rochosa de 345 metros de altitude localizada no município de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Fiquei muito entusiasmada de conhecer o local, pois se trata nada mais nada menos do que o berço da escalada gaúcha, lugar de inestimável valor histórico por ser campo-escola de várias gerações de escaladores, além de ser cartão-postal da cidade e opção de trilha econômica com panoramas espetaculosos.

Como estava apenas de passagem consegui conhecer dois pontos interessantes: um mirante que é chamado de Laje e uma formação rochosa curiosa com o formato de dois cachorrinhos se beijando (aqui entra um exercício de imaginação! =p).

>> Existe um segundo mirante após a Laje, conhecido como Sacada, cujo atrativo é a sua borda infinita. Ele está situado a aproximadamente 20 minutos de caminhada da Laje, contornando o morro á esquerda, só que eu não estava dispondo de tempo suficiente para conferir. O ponto mais requisitado é mesmo os Cachorrinhos, então nos dirigimos até ele sem delongas. Galera recomenda muito o pôr-do-sol de lá.

Logística de Acesso: Gravataí está localizada a aproximadamente 35 min. de Porto Alegre (carro). A via de acesso ao Morro é a RS 020, onde deve-se entrar na Avenida Paes de Andrade e segui-la até o fim, virando depois a esquerda na Travessa Maestro Pena. Ao final dessa rua, está a entrada da trilha, onde existe uma placa informativa sobre o Itacolomi. A placa foi vandalizada, o local parece mal cuidado, não é cobrado taxa de entrada.

>> Obs. – Pode ser que o GPS forneça outra rua de acesso ao Morro, mas a exata é a Av. Paes de Andrade. A outra rua vai te direcionar ao fim numa área de acesso restrito, e você terá que voltar tudo, até o próximo quarteirão. Acredite, aconteceu comigo. =p

Trajeto/Trilha: Muita bifurcação, navegação bem difícil, sinalização bem escassa. Só quem é da região e frequenta muito por lá, pra se orientar melhor. Prepare-se para trechos de escalaminhada em raízes de árvores e rochas (o que eu achei bem legal, afinal você está no berço da escalada né?), para ter acesso aos pontos mais altos, cuja vista vai te deixar enormemente impressionado/a. Estes trechos em específico não exigem técnica ou equipamentos específicos, apenas responsabilidade e cuidado. Na parte final para acesso a Pedra dos Cachorrinhos, por exemplo, tem duas escadinhas para facilitar. Os trajetos estão bem demarcados, mata preservada.

>> Pelo que eu entendi, o único ponto de água possível é no local conhecido como Cascatinha (que eu também não visitei), então leve água suficiente para o seu consumo.

Camping: Demarquei duas áreas para camping, e inclusive, cheguei a acampar na primeira, por ter começado a trilha de noite. Embora nessa primeira opção o espaço seja maior, o terreno é um pouco inclinado.

>> Tive a oportunidade de conhecer alguém da região, que nos ajudou na orientação e também nos precaveu dos riscos naquele local, que infelizmente também é freqüentado por pessoas muito suspeitas. Fomos orientados a caminhar em grupo, e evitar as visitas ao Itacolomi principalmente nos finais de semana. Meus amigos e eu, no entanto, passamos a noite acampados ali (de segunda para terça) e felizmente não tenho nada do que me queixar, e também não vimos ninguém destoante do perfil outdoor. Porém, de qualquer forma, fica aqui o aviso.

Classificação: Nível moderado, levando em consideração pessoas já com experiência em trilhas. Ressaltando atenção quanto a navegação/orientação e os pontos de escalaminhada e aclives.

>> Atente-se nas previsões meteorológicas e só suba em situação favorável.
>> Sinal de celular lá encima pega perfeitamente bem!

Qualquer dúvida eu estou á disposição.

Preserve a natureza, leve seu lixo de volta! ;)

Início Da Trilha

Camping

Área De Camping

Área p/ Acampamento

Trecho De Subida

Bifurcação

Subimos

Continuamos subindo em direção ao Pico

Trecho De Escalaminhada

Laje

Com vista para o Cachorrinho

Bifurcação

Bifurcação - Volta pela DIREITA

P/ O Cachorrinho necessário continuar reto.

Trecho de escalaminhsda

Pedra Cachorrinhos

Descida

Trifurcação

Seguir reto ou pela esquerda.

ESQUERDA

Ariane GS Feb 7, 2021

Obrigada pelo feedback Alison! E que bom que deu tudo certo 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

• Andrio Alves Apr 18, 2021

Boa trilha mas não aconselho com crianças pequena e chuva!!

Ariane GS Apr 19, 2021

Agradeço o feedback Andrio e as recomendações dadas.

daimon vargas May 10, 2021

Boa noite,uma pergunta básica ,porém trivial,o lugar é seguro por ser tão perto da população? Já ouvi relatos . obrigado

Vou estar em julho em Gravataí e estou pensando em ir até lá

• Andrio Alves May 10, 2021

Daimon, fui por volta de 9hs da manhã e encontrei apenas 3 pessoas treinando para corridas de montanha. Fui com a mulher e 3 filhos. Bem tranqüilo.

daimon vargas May 10, 2021

Obrigado Andrio ,então será mais uma na minha humilde lista de trekking

• Andrio Alves May 10, 2021

Opa, boa trilha camarada.

daimon vargas May 10, 2021

Quando vieres para o Paraná por aqui temos muitos cumes interessante para subir inclusive o mais alto do Sul do Brasil.

Ariane GS May 10, 2021

Olá, Daimon, tudo bem?

Estive no Itacolomi no começo da semana, foi bem tranquilo. Acampei no local e não houve nenhuma intercorrência. No dia seguinte encontrei dois rapazes fazendo escalada na rocha de frente aos Cachorrinhos e um homem que foi orar na Laje. Eu não sou do RS, mas em conversa com o homem que foi fazer a oração dele, e frequenta bem a região, ele passou essas orientações que eu citei acima. Embora eu não tenha tido problema algum, resolvi deixar aqui registrado o que me foi passado. Não deixe de vir conhecer o lugar, é muito bonito e tem seu valor histórico.

daimon vargas May 10, 2021

Valeu Ariane vou sim em julho ,depois se tiver aberto até lá vou fazer a travessia Petrópolis X Teresópolis, se curtir uns vídeos legais dos cumes do Paraná veja lá no YouTube ou Instagram ( daimon vargas) postei algumas coisas e valeu pela dica ,assim que fazer o itacolomi vou fazer um vídeo também. Abraço.

Ariane GS May 10, 2021

Bacana Daimon! Vou conferir os seus vídeos sim, ainda quero conhecer os cumes do Paraná, espero visitá-los ainda nessa temporada de montanha. Se for fazer a Travessia Petrô- Terê, não deixe de passar nos Portais Dos Hércules. Desejo uma ótima visita ao Itacolomi. Abraços.

• Photo of CARLOS EDUARDO AZEVEDO SILVA

CARLOS EDUARDO AZEVEDO SILVA May 14, 2021

Ariane como não usava este app e não gravei a trilha, eu usei sua trilha para chamada de ação do insta.
    Se tiver algum problema pode me chamar.
    @carloseduardohorse

Ariane GS May 14, 2021

Olá, Carlos. Não tem problema não man. E agradeço o feedback.