Time  51 minutes

Coordinates 863

Uploaded December 2, 2019

Recorded October 2019

-
-
3,153 f
1,903 f
0
1.1
2.3
4.56 mi

Viewed 42 times, downloaded 2 times

near Morro da Garça, Minas Gerais (Brazil)

Deslocamento da cidade de Morro da Garça até o Morro que deu origem ao nome do local, também conhecido como a Pirâmide do Sertão.

COMO CHEGAR:
Morro da Garça é uma cidade localizada na região central do estado de Minas Gerais, está a aproximadamente 206km da capital, Belo Horizonte. Em relação a Curvelo, a principal cidade da mesorregião, Morro da Garça está a 38km.

Partindo de Belo Horizonte, o acesso é feito via BR-040 e, depois, BR-135. O trevo de acesso à Morro da Garça fica 16km após o último trevo de acesso a Curvelo e 800m após o posto CTF-BR.

Todo o acesso é por rodovias asfaltadas, sendo que o trecho pela BR-040 é duplicada. Até o trevo de acesso à Morro da Garça é preciso passar por dois pedágios.

A TRILHA:
O percurso tem início na praça Sâo Sebastião, a principal da cidade. Deixamos o local por uma estradinha que segue para noroeste, em direção ao Morro, que é avistado desde o centro da cidade. Tão logo começo a estrada de terra, passamos por uma ponte de concreto sobre o riacho do Morro.

O estradão segue margeando as fazendas da região, onde se observa a plantação de eucaliptos e trechos de capoeira, cerrado e pastagens. Em uma curva longa à direita há uma bifurcação, onde é preciso tomar a estrada menor que segue à esquerda. Essa nova estrada segue contornando o Morro da Garça, em direção ao seu lado mais estendido, por onde é possível subir sem dificuldades.

Após 5km pelo estradão, entramos à esquerda em uma porteira de madeira, onde há uma seta indicando o caminho para o Morro. A partir daqui tem início um longo aclive, com trechos mais suaves e outros mais íngremes, até o topo do morro.

A estrada segue em boas condições, porém as passagens mais íngremes podem ser complicadas para veículos com tração dianteira ou sem tração nas quatro rodas. 1.750 metros após a entrada pela porteira, chega-se ao primeiro atalho. Trata-se de uma subida um pouco mais íngreme por uma trilha suja, que passa na "beirada" do morro, propiciando um ótimo visual da face sul.

De volta a estrada, passamos ao lado de uma voçoroca, com alguns pneus que tentam minimizar a erosão local. Mais a frente, deixamos a estradinha em favor de uma trilha que sobe à esquerda, evitando uma longa curva. Na estradinha novamente, os trechos finais de subida são acentuados até a construção no alto do morro.

Do alto é possível ter um visual 360º da região. É possível avistar a cidade de Morro da Garça e Curvelo, as serras do Espinhaço e dos Gerais, além de toda a parte baixa ao redor do morro, onde estão diversas fazendas.

OBSERVAÇÕES:
- Trajeto de baixa dificuldade, pode ser feito de diversas formas: a pé, bicicleta, carro (de preferência traçado ou com tração traseira), moto, cavalo, etc. Caso não queira subir com o carro, esse pode ser deixado em alguma parte do caminho, após a passagem pela porteira, ou mesmo na beira do estradão (que dá acesso a algumas fazendas da região).

- Não há qualquer tipo de infraestrutura no caminho e no alto do morro, de forma que o visitante deve levar água, lanches e o que for usar.

- Percurso é realizado em áreas bem expostas, proteja-se do sol! Hidrate-se!

- O Morro da Garça possui acesso livre e gratuito.

- Sinal de telefone celular no topo do morro e em algumas partes do caminho.
Intersection

Acesso

Speed: 0 km/h Elevation: 649 m
Waypoint

Morro

Waypoint

Morro da Garça

Intersection

Atalho 1

Waypoint

Atalho 2

1 comment

  • Photo of alexsilvarodrigues1973

    alexsilvarodrigues1973 Dec 3, 2019

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de lhe fazer um elogio pela descrição da trilha. Fiquei impressionado com a organização do texto e das fotos. Vc incorporou bem a filosofia do wikiloc...precisamos de mais trilheiros com essa mesma disposição. Parabéns.

You can or this trail