Uploaded February 18, 2017

Recorded February 2017

1.2
2.4

near Sítio Amadeu F. de Paula, Paraná (Brazil)

Atualizado em 25/03/2018, quando fizemos pernoite no cume.

ACESSO AO INÍCIO DA TRILHA:
Sair de Curitiba por São José dos Pinhais e pegar a BR 376 sentido Joinville. Zerar o odômetro do carro na cabine de pedágio (que fica distante 40 km do centro de Curitiba). Seguir pela estrada, passando inclusive pelas duas pontes da represa do Vossoroca. Entrar a direita exatamente 22 km depois do pedágio, na comunidade chamada “Matulão” e zerar o odômetro novamente. No km 2,8 há uma bifurcação e deve-se tomar à esquerda. Depois andar mais 2,8 km para chegar, também à esquerda, na casa da dona Feliciana (antigo sítio Amadeu de Paula). No terreno da casa é o início da trilha, e ali pode ficar estacionado o carro, mediante pagamento.

O Araçatuba é um ótimo trekking em um morro com pouco mais de 1670 mts. Só classifico como moderado pois o aclive é longo e constante, mas não há dificuldade técnica.
Como fica em uma propriedade particular (da dona Feliciana), é cobrado o valor de R$ 20,00 por carro (é bom levar dinheiro trocado), mas ao menos o carro fica seguro...
Em dias de sol é necessário estar com boné/chapéu e usar protetor solar. Isso porque, com exceção no início em mata fechada, a trilha é toda com vegetação rasteira, sem sombra.
Perto do cume havia enxames de butucas, o que nos obrigou usar repelente.
A vista lá de cima é espetacular, como se pode comprovar pelas fotografias.
Parking

Início

Pé do morro, ao lado do estacionamento.
Waterfall

Summit

Cume do Araçatuba

Vista Morro dos Perdidos e de outros morros em volta

Vista Morro dos Perdidos e de outros morros. Fotos de 2017 e 2018.

• Photo of willian_wz

willian_wz Sep 21, 2018

Saudações!
    Estamos planejando fazer essa subida, porém, nosso amigo que iria nos guiar não poderá ir.
    Minha duvida seria se é possível e seguro efetuar a subida somente com a navegação via wikiloc?
    Desde já agradeço a atenção.

• Photo of Leonardo Régnier

Leonardo Régnier Sep 21, 2018

Olá Willian_wz
    Em vários morros e/ou trilhas eu utilizei apenas o app Wikiloc e um celular como instrumento de navegação.
    Clçaro que já houve duas ou três situações em que não funcionou direito, mas a regra (disparado) é que funcione muito satisfatoriamente.
    Enfim... eu diria que a precisão não é a mesma de um GPS Garmin (por exemplo), mas é tranquilo e suficiente.
    Ainda mais no Araçatuba, onde um desvio na trilha não te causará maiores problemas.

• Photo of Flavio Feltrim

Flavio Feltrim Jul 22, 2019

Fácil acesso pela BR376 sentido Curitiba-Garuva. Local tem estacionamento, com taxa de 15 reais por pessoa. Para o ataque, a subida pode demorar 2:30h em ritmo moderado. É uma montanha "de cara" para o vento sul, portanto subir em dias frios pode garantir sensação térmica bem baixa devido ao vento, além de se deparar com poças congeladas. Não necessita de equipamentos de escalada e tem duas trilhas para o cume: uma mais curta e íngreme e outra mais suave e longa. Vale a pena o passeio!

• Photo of Leonardo Régnier

Leonardo Régnier Jul 23, 2019

Agradeço a complementação Flavio Feltrim!