Uploaded January 4, 2018

Recorded January 2018

1.3
2.6

near Portela do Vale de Espinho, Leiria (Portugal)

Com início junto à paragem do autocarro na pequena localidade de Portela Vale de Espinho (Serro Ventoso), começamos logo aí a subir a serra rumando em direcção aos moinhos de vento que foram, no passado, determinantes na moagem dos cereais mas que agora estão quase todos ao abandono se bem que alguns venham a ser recuperados para alojamento turístico.

Fomos traçando o rumo seguindo os pontos de referência que tiramos do Google Earth e alguns por conhecimentos de outras andanças no passado, tendo resultado numa caminhada de início de ano bastante agradável, calcorreando caminhos repletos de aromáticas (tomilho ou pimenteira e alecrim) que nos levam a passar por seis moinhos e duas minas de carvão e a desfrutar das vistas fabulosas que se obtêm do alto da serra para os “Telhados de Água” de Serro Ventoso, para Porto de Mós e para as serras e planaltos circundantes.

Nota:
- A classificação do trilho enquadra-se entre o baixo e o moderado, e decorre por carreteiros, cujo traçado está bem definido pelo pastoreio de percurso, por alguns carreiros abertos por entre matos cerrados (carrascos e alecrim), algum estradão e muito pouco asfalto (800m);
- Com piso molhado, recomenda-se o uso dos bastões;
- Assinalamos os poços e os algares, de forma a alertar para a sua presença, devendo-se ter os devidos cuidados na sua aproximação;
- As minas estão sinalizadas (São Pedro e Sarmento) e fazem parte do projeto a implementar pela Junta de Freguesia de Serro Ventoso, para criação do futuro Centro de Interpretação das Minas da Bezerra.
Vista para Pedreira
Os "Telhados de Água" são uma engenhosa forma de captação das águas pluviais, para uso da população de Serro Ventoso.
Mina Sarmento

• filipe.sebastiao Feb 10, 2019

Uma caminhada simpática, com belas vistas, passagem pela cabana do Sr. Elias. Gostamos também de ver a mina de S. Pedro.