Coordinates 1037

Uploaded May 15, 2017

Recorded May 2017

-
-
3,223 f
2,022 f
0
1.8
3.5
7.09 mi

Viewed 893 times, downloaded 41 times

near Campo do Gerez, Braga (Portugal)

O trilho "PR11 TBR - Trilho das Silhas dos Ursos" faz parte da "Rede de Trilhos Pedestres na Senda de Miguel Torga" que a Câmara Municipal de Terras de Bouro nos apresenta no seu site, onde inclui uma brochura que podemos descarregar.

O traçado percorre algumas encostas da Serra do Gerês nas freguesias de Campo do Gerês e Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. A paisagem é o grande motivo de atracção deste trilho, com o bónus da visita às Silhas dos Ursos e aos prados onde os locais lançam o gado.

Este meu registo foi feito no inverno, com alguma neve, mas a beleza do trilho é garantida em qualquer altura do ano.

O trilho PR11 TBR é relativamente curto e os acessos à zona onde se desenrola não são os melhores para se percorrer de automóvel. Assim, acrescentei troços de ligação ao trilho oficial a partir do cruzeiro da Milha XVII, junto à porta do PNPG do Campo do Gerês.
O PR11 TBR inicia-se ao km 4,6 junto à Casa do Guarda Florestal de Junceda e termina no km 7,5 no Prado de Gamil. Na sua forma oficial trata-se de um percurso linear, excepto no seguinte: o regresso do Parado de Gamil para a Casa do Guarda Florestal de Junceda não segue totalmente o caminho de ida e faz um pequeno triângulo. Não fiz esse 3º lado do triângulo, uma vez que incorporei o PR11 num trilho em anel.
Nos troços de subida e descida que eu acrescentei o trilho não é sinalizado e percorre caminho rurais e de montanha.

Após a subida, chegamos a um estradão e às proximidades do Miradouro de Junceda. Desde este ponto e até à Casa do Guarda Florestal de Junceda (ou seja, desde os km 3,9 e 4,6) percorremos uma parte do traçado do PR6 TBR - Trilho dos Miradouros

De notar também que, desde que nos aproximamos do Prado de Gamil até à chegada à estrada N307 no Campo do Gerês (ou seja, entre os km 7,2 e 10,4), estamos também a percorrer uma grande parte do traçado do Percurso de Pé de Cabril. Trata-se de um percurso com carácter oficial que nos é apresentado pela ADERE-PG. Não possui qualquer tipo de sinalização no terreno. Apenas dispomos da descrição do percurso e dos seus waypoints, assim como um mapa e um ficheiro para orientação com GPS.

Uma referência ao facto de o trilho percorrer território pertencente ao Parque Nacional Peneda-Gerês. Esta circunstância obriga-nos a cumprir um conjunto de normas, que impõe limitação ao número de pessoas que um grupo pode ter quando atravessa estes territórios:
- Entre os km 6,2 e 6,8 estamos destro da "Área de Protecção Parcial Tipo I". É necessária autorização do ICNF para visitas de grupos com mais de 10 pessoas.
- Entre os km 4,6 e 6,2 e entre os km 6,8 e 8,6 estamos destro da "Área de Protecção Parcial Tipo II". É necessária autorização do ICNF para visitas de grupos com mais de 15 pessoas.

O Pedido de autorização deve ser endereçado ao ICNF por escrito ou por mail ([email protected])

A parte que diz respeito ao trilho "PR11 TBR - Trilho das Silhas dos Ursos" está sinalizado, com as marcações a permitirem a fácil orientação. Porém, como incluo troços antes e depois do trilho oficial, a orientação de quem faça este trilho necessita de apoio de mapas ou GPS.
O piso exige a progressão com atenção e torna-se perigoso em dias de chuva. Algumas ribeiras podem ser difíceis de atravessar após dias de chuva.
A cobertura florestal existe apenas numa pequena parte do trilho, pelo que a exposição solar é significativa.
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".


Boas Caminhadas!
Marco Miliário
Ponte
Mina de Água
Miradouro
Coval
Vedação
Cercado
Travessia de Ribeira
Miradouro de Junceda
Casa do Guarda Florestal de Junceda. Início do PR11 TBR - Trilho das Silhas dos Ursos.
Fonte
Travessia de Ribeira
Silha dos Ursos, Séc. XVII
Travessia de Ribeira
Travessia de Ribeira
Silha dos Ursos (Silha do Moninho), Séc. XVIII
Bifuracação no PR11 TBR
Bifurcação Gamil - Pé de Cabril
Bebedouro para animais
Penedo Furado
Prado de Gamil
Muro do Penedo Furado
Miradouro
Cascata (Ribeiro da Roda)
Silhas do Corro do Velho
Travessia do Ribeiro da Roda
Travessia do Ribeiro da Roda
Cancela
Ribeira
Interligação com PR5 TBR e GR.
Ribeiro da Roda

Comments

    You can or this trail