Uploaded June 28, 2020

Recorded June 2020

2.2
4.3

near Várzea da Ovelha e Aliviada, Porto (Portugal)

Trilho sinalizado, com início e final na freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada, junto à igreja matriz.

A descrição do trilho está disponível na página da Câmara Municipal de Marco de Canaveses:

Trata-se de um trilho de dificuldade média/baixa, com paisagens rurais e ribeirinhas. É muito arborizado, principalmente junto ao rio que o torna fresco, bonito e muito agradável. Para além da grande atração que é o rio Ovelha, tem a lindíssima Ponte do Arco, românica, que foi recentemente recuperada e que vale uma visita (faz parte da Rota do Românico). Junto à ponte é possível tomar banho e parar para merendar, nós paramos antes também junto ao rio, e como estamos no verão é possível em determinados pontos observar areias descobertas que nos permitem sentar próximo do rio.
No ponto da Ponte do Arco, faço um pequeno reparo, para visitar a ponte temos que fazer um pequeníssimo desvio, este não estava assinalado, pelo menos no sentido que optamos para calcorrear o trilho.
No final do trilho, junto ao moinho que também se encontra recuperado, tem um espaço verde, formando uma "praia fluvial", em que podemos recuperar do "esforço" despendido.
Trilho que recomendo vivamente!