Uploaded April 24, 2016

Recorded April 2016

2.8
5.7

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Fim de semana para mais uma visita ao "nosso" PNPG.
Era altura de visitar os prados da Messe, Conho, Vidoal e subir às Portas Ruivas. Tudo novidade para nós!
Saindo da Portela de Leonte seguimos a estrada até apanharmos o rio Maceira e bora lá começar a subir até ao curral das Tábuas. E que subida! Consoante vamos ganhando altitude começamos a ver nas nossas costas o majestoso Pé de Cabril, à frente lá em cima o Pé de Medela, antena do Borrageiro do outro lado, etc... Sem dúvida, paisagens encantadoras.
Após a subida eis que chega a descida paralela ao ribeiro do Porto das Vacas, é uma descida algo "chata" de se fazer. Viragem à direita e siga para os Prados da Messe. É um prado realmente encantador, com as Albas como guardiã.
Hora de almoço e retemperar energias para seguir caminho para as Portas Ruivas. Desistimos a meio, os joelhos estavam a queixar-se e resolvemos abdicar das Portas Ruivas. Ficará para outra ocasião, sem dúvida :) Ainda deu para ver as Fechinhas, Rocalva, Roca Negra, as Portas Ruivas, e a paisagem agreste destas paragens...
Regresso pelo mesmo caminho até ao ribeiro de Porto das Vacas. Aqui cruzamo-nos com parte de um grupo de montanheiros que ía espreitar os prados da Messe (os restantes ficaram no prado do Conho). 5 minutos de conversa e troca de informações e bora lá subir até ao Conho. O céu estava encoberto, mas o prado continuava com a sua beleza caracteristica. Subida até Lomba de Pau, onde no auge da subida temos umas excelentes panorâmicas com o Borrageiro II bem destacado.
Pouco depois começa a descida, com passagem por Chã da Fonte e Chã da Presa. Aproveitamos aqui para apreciar mais uma vez o Vale da Teixeira. Como nos disseram um grupo de montanheiros que encontramos na Messe: "o Vale da Teixeira é um Shangrila". Concordamos plenamente!
Seguimos caminho para o Prado do Vidoal. Um prado encantador, sem dúvida :) e depois para a Portela de Leonte onde acabou mais um fantástico dia na montanha.

O nosso agradecimento aos Célitos da Montanha pela trilha que nos serviu de guia: