Time  4 hours 13 minutes

Coordinates 1535

Uploaded March 28, 2016

Recorded March 2016

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
4,028 f
2,998 f
0
2.7
5.4
10.76 mi

Viewed 3768 times, downloaded 275 times

near Riacho Fundo, Minas Gerais (Brazil)

O trajeto é misto e tem início no povoado de Lapinha da Serra, em Santana do Riacho-MG, seguindo até o Poço do Soberbo, cachoeira com acesso limitado e pago. Seguimos em uma viatura 4x4 do centro de Lapinha até o ponto "Porteira Fazenda Cachoeira". Deixamos o veículo estacionado lá por 3 dias e seguimos o restante a pé, totalizando 10km de caminhada.

COMO CHEGAR:
Lapinha da Serra é um povoado pertencente a Santana do Riacho e dista 13km da sede, ligação feita por estrada de terrra em condições medianas. A estrada possui declives e aclives acentuados, trechos sinuosos e estreitos, que demandam cuidado por parte do motorista.

Em relação a BH, Lapinha está a aproximadamente 135km de distância. A ligação principal é via MG-010 até a Serra do Cipó. Após cruzar a ponte estreita sobre o Rio Cipó, é preciso tomar à esquerda na primeira rotatória, há sinalização no local. Da rotatória até Santana do Riacho são 27km de rodovia asfaltada. Este trecho também demanda atenção, já que possui partes sinuosas e curvas fechadas.

A TRILHA:
A caminhada até o Poço do Soberbo pode ter início em vários pontos. Para visitar o poço é cobrada uma taxa de 25$ por pessoa. Para os que pretendem pernoitar no local, um acréscimo de 15$ por pessoa, por noite. A autorização para a entrada na fazenda pode ser feita no receptivo do Vandir, próximo as capelinhas do povoado de Lapinha da Serra;

A caminhada pode ter início no povoado (17.3km), mas é possível encurtar este trajeto.
De carro de passeio, é possível seguir até o pé de manga, na segunda porteira, bem próximo ao waypoint marcado como "Brejo". De lá até o poço são 12.8km.
De 4x4 é possível atravessar o brejo com facilidade e subir até a porteira da Fazenda Cachoeira. De lá são 10km de caminhada.

Para os que não gostam de andar tanto, existem duas opções: a primeira delas é fazer o passeio oferecido pelo receptivo do Vandir. O passeio consiste em transporte por caminhonete (de no mínimo 6 e no máximo 12 pessoas) até o waypoint marcado como rancho. De lá é uma caminhada tranquila de quase 5km até o poço. O passeio sai por 80$ por pessoa.

A outra opção é seguir em 4x4 próprio até o rancho. É cobrada uma taxa de 50$ por carro para a entrada na fazenda (o Vandir abre as porteiras trancadas). A estrada é muito precária, vários trechos sobre pedras, erosões e afloramentos rochosos. O mínimo recomendado é um pneu ATR com borracha pra gastar.

Desembarcando na porteira da Fazenda Cachoeira, deixamos o carro numa das poucas sombras que há por lá. A caminhada segue pela estrada com pouquíssima sombra. Em um trecho que a estrada faz um zigue-zague para descer até o nível do rio, há um atalho que corta um bocado de caminho.

No segundo zigue-zague, já próximo ao rio, há uma trilha pouco batida que sai pela tangente em uma curva. Seguimos por essa trilha, que parece ter sido abandonada há um bom tempo. Logo a vegetação fecha ainda mais e quase não se vê o trilho. Neste ponto recomendo seguir pela estrada, não há ganho de tempo.

No atalho ou no zigue-zague, a estrada termina no rancho, que possui banheiro. Até o rancho não existe ponto de água confiável. Após o rancho a antiga estrada margeia o Córrego Fundo, então a boa disponibilidade de água até chegar ao poço.

Apesar da distância a ser percorrida, a caminhada não é exigente, com o relevo favorável na ida.

OBSERVAÇÕES:
- Caminhada de nível fácil. 80 a 90% da trilha é feita em áreas abertas, protetor solar e chapéu fazem bem;
- Descida de 4x4 até o rancho de nível moderado a difícil, dependendo do preparo da viatura;
- Trilha de bike até o poço de nível difícil, muitos trechos de empurra bike, principalmente na volta;
- Muitos pontos de água pelo caminho, principalmente após o "rancho";
- Do poço do Soberbo é possível acessar várias cachoeiras do entorno, com trilhas de variadas dificuldades. Uma delas é a cachoeira do Rubinho, com tracklog aqui: http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12727098
- Não há qualquer infraestrutura nas proximidades do Poço.

View more external

Sacred architecture

Capelinha

Intersection

Cotovelo

Information

1ª porteira

Risk

Brejo

Parking

Estacionamento 4x4

Information

Porteira Fazenda Cachoeira

Information

Atalho 1

Intersection

Atalho 2 (seguir pela estrada é melhor)

Refuge

Rancho

fountain

Água

fountain

Água

fountain

Água

fountain

Rio

Information

Colchete

fountain

Rio

Camping

Soberbo

16 comments

  • Photo of Raquel Froes (froesr)

    Raquel Froes (froesr) Jan 22, 2017

    Oi Hélio, tudo bem?

    Você sabe me dizer se consigo pagar a taxa para visitação + pernoite com o pessoal da "porteira"? É porque pretendemos começar a trilha muito cedo e tenho receio de passar no tal receptivo do Vandir e lá estar fechado.

    Obrigada

  • Photo of Hélio Jr

    Hélio Jr Jan 22, 2017

    Olá Raquel,
    eu acho que não, mas se vc for começar tão cedo assim, é capaz de não ter ninguém por lá (as duas últimas vezes que passei pela porteira não tinha ninguém, mas também era fim de semana normal).

    Boa pernada!

  • Photo of Raquel Froes (froesr)

    Raquel Froes (froesr) Jan 22, 2017

    Muito obrigada, Hélio! Na verdade irei durante a semana, então pelo o que você disse, provável que não haja ninguém por ali rsrs

    Obrigada

  • Photo of grlopes

    grlopes Aug 17, 2017

    Top de mais esta trilha pretendo este ano fazer esta trilha.
    Obrigado pelas informações.

  • Photo of Hélio Jr

    Hélio Jr Aug 18, 2017

    grlopes,
    faça! de preferência fique um ou mais dias acampados por lá, pra poder explorar melhor o local.

  • Photo of grlopes

    grlopes Aug 20, 2017

    Valeu com certeza.
    Obrigado Hélio.

  • jammalbr Jun 20, 2018

    I have followed this trail  View more

    Trilha fantástica. Fiz mais de uma vez. O objetivo final, que é o Poço do Soberbo... nem se fala. O lugar é maravilhoso. Tem que ser muito preservado.

  • Photo of Paulo Toscano Souza

    Paulo Toscano Souza Jan 14, 2019

    Helio, tracker vai de boa ? Esse track é de percurso de carro e a pé ?

  • Photo of Hélio Jr

    Hélio Jr Jan 14, 2019

    Paulo Toscano,

    se for a 4x4 eu acho que é possível chegar até o ponto "Estacionamento 4x4". Se quiser desembolsar cerca de R$50, o responsável libera a chave das porteiras e você pode avançar até o ponto "Rancho".
    Da última vez que passei por ali, a estradinha após a "1ª porteira" estava bem prejudicada, agora com essas chuvas imagino que esteja da mesma forma....
    A estradinha após o "Estacionamento 4x4" tá mais pra uma trilha, tem algumas passagens bem irregulares, tem muita rocha exposta, pode ter valetas e erosões maiores também. O mais certeiro é ir disposto a caminhar.

  • Photo of Paulo Toscano Souza

    Paulo Toscano Souza Jan 14, 2019

    Top. Estou indo dia 25, vou ver se consigo fazê-la. Obrigado pelo retorno. Grd abraço.

  • Photo of @marcones_faria

    @marcones_faria Apr 5, 2019

    Estou pretendendo fazer esta trilha agora em Abril dia 13,14/2019.
    Já baixei seu track lock, tomara que dê tudo certo.
    Estou pesquisando pelo mapa e vi tem o que parece uma trilha depois da passagem (Way point) marcada como brejo, não teria como entrar a esquerda dali e cortar caminho de onde esta marcado como estacionamento 4x4 não?

    Obrigado por compartilhar.

  • Photo of Hélio Jr

    Hélio Jr Apr 5, 2019

    Olá Marcones,

    se você estiver a pé pode atalhar por este caminho que você falou. Nós subimos até o ponto "estacionamento" porque estávamos de carro.

  • Photo of rafael da silva freitas

    rafael da silva freitas Sep 12, 2019

    grande Helio Jr mais uma top cravada hem..cara no ponto onde vc descreve 1 primeira porteira tem uma casa um pouco antes a esquerda, seria possível deixar os carros lá? e porque vou com uma turma maior e se puder encurtar a pernada seria melhor, caso contrario teríamos que fazer em três ias, um para chegar um para curtir e outro para retorno, mas quem sabe dá em dois dias.

  • Photo of rafael da silva freitas

    rafael da silva freitas Sep 12, 2019

    o local de camping comporta umas 8 barraca de boa?

  • Photo of @marcones_faria

    @marcones_faria Sep 12, 2019

    Quando eu fui, fomos com 4 barracas, o local tinha muito capim, acho complicado 8 barracas no local.

    Ah propósito este trac lock esta perfeito, deu tudo certo na época.

  • Photo of Hélio Jr

    Hélio Jr Sep 13, 2019

    Rafael e Marcones,

    a última vez que estive na região foi em abril/19, na época tinham roçado toda a área, deixando o local limpo para a montagem de barracas. Acredito sim que, com alguma organização, seja possível montar 8 barracas ou mais.

You can or this trail