Uploaded July 16, 2017

Recorded July 2017

2.9
5.9

near Riacho Fundo, Minas Gerais (Brazil)

Circuito realizado nos arredores do povoado de Lapinha da Serra, passando pelos cumes do Pico do Breu e Pico da Lapinha ou do Cruzeiro. A trilha foi realizada no sentido anti-horário, mas também pode ser feita no sentido inverso sem problemas (no caso do sentido proposto o melhor fica para o final e as partes mais complicadas são vencidas logo cedo).

COMO CHEGAR:
Lapinha da Serra é um povoado pertencente a Santana do Riacho e dista 13km da sede. Em relação a Belo Horizonte, a distância é de aproximadamente 135km. O acesso principal desde a capital é via rodovia MG-010 até a Serra do Cipó. Após cruzar a ponte sobre o rio Cipó, é preciso entrar à esquerda na primeira rotatória, sentido Santana do Riacho. Os 13km finais é por estrada de terra em condições medianas, normalmente com muitas costelas de vaca. O traçado possui fortes aclives e declives, além de ser sinuosos e estreito em alguns pontos. É preciso ter atenção.

De ônibus, a empresa Saritur faz o trecho BH x Santana do Riacho com ônibus diários. Para o deslocamento até o povoado é preciso contratar algum serviço, conseguir alguma carona ou ir a pé, já que não há transporte regular para a região.

A TRILHA:
Saindo da parte central do povoado, onde estão as capelinhas, deve-se tomar o sentido para as cachoeiras locais. A primeira parte do trajeto é o mesmo da tradicional travessia Lapinha x Tabuleiro. Segue-se, a princípio, margeando a Lagoa da Lapinha em terreno praticamente plano. Após a segunda porteira é preciso tomar à esquerda e começar a subir a serra. A subida é bem puxada em algumas partes, com verdadeiros degraus, e estende-se por cerca de 2km. Do alto se tem uma bela visão da lagoa, do córrego Mata-Capim e suas curvas, além do Pico da Lapinha/Cruzeiro.

Após a virada da serra, começa um curto trecho de descida por campos rupestres, rapidamente chegamos aos campos de altitude e às nascentes dos afluentes do Mata-Capim, que formam a Cachoeira do Lajeado. Segue-se pela trilha tradicional até próximo à mata ciliar que envolve o córrego da Cachoeira do Lajeado. Próximo ao muro de pedras é preciso tomar o rumo norte para o primeiro desafio do dia: uma subida íngreme e sem trilha definida. O desnível é de cerca de 150 metros até o relevo estabilizar.

Quando a subida ameniza, contorna-se o cume deste morro pela direita. de forma que é possível avistar uma trilha suja adiante. O trilho segue entre campos rupestres e de altitude até cruzar uma drenagem, com pouca água. Neste ponto é preciso ignorar a continuação da trilha suja e seguir descendo o terreno, em direção ao fundo do vale. Este é um ponto um pouco complicado da rota, de toda forma é preciso cruzar este afluente do Mata-Capim e continuar do outro lado. Como se não bastante a ausência de trilhas, próximo a mata ciliar que envolve o córrego há uma nascente e um capim bem verde que forra o chão, de forma que não é possível ver se tem buraco ou se é terra firme. A drenagem, embora estreita é funda em relação ao solo, assim também não é possível cruzar o córrego em qualquer ponto.

Cruzado o córrego, as coisas facilitam. Segue-se sentido norte-nordeste pelos afloramentos rochosos até um ponto em que é preciso "escalaminhar" um paredão à direita. Após a parede basta seguir no sentido norte-noroeste pelos afloramentos rochosos, o que facilita a andada.

O Pico do Breu vai se aproximando e alguns rastros de trilha vão aparecendo, já que este trecho é feito pelos montanhistas que optam pela travessia Lapinha x Tabuleiro via Breu. Depois de cruzar uma drenagem, sem água corrente, é possível observar uma estaca com a ponta pintada de azul e os restos de uma antiga cerca. Contorna-se o Pico do Breu pela esquerda até encontrar o ponto por onde é feita a subida.

A subida do Pico do Breu é bastante exposta, com alguns trechos íngremes e outros estreitos. A trilha não é batida e possui muitas erradas, então é preciso ter uma boa leitura do terreno. Se está ficando difícil/perigoso demais, é porque o caminho está errado. Vencida a parede, basta caminhar em um terreno de pouca inclinação até a parte mais alta do cume.

Segundo IBGE, o Pico do Breu possui 1.687m de elevação, leitura não confirmada. Do alto é possível ter uma boa visão do vale do Rio Parauninha, das cabeceiras do Rio das Pedras, dos outros picos da região, etc.

Após o ataque ao Breu, segue-se em direção ao Pico da Lapinha, deste ponto em diante há trilha definida e boa sinalização (estacas azuis). O terreno é o mesmo, ora campos rupestres, ora campos de altitude, com algumas drenagens e nascentes pelo caminho.

Com as melhorias na trilha entre o povoado e os picos, o ataque ao Pico da Lapinha é feito por uma trilha ladeia todo o pico e sobe pela face sul. No trecho final, o caminho é indicado por estacas vermelhas. Na minha opinião essa subida é muito mais exposta que a trilha "original", já que a escalaminhada que antecede a chegada ao topo é muito vertical e exposta.

Segundo dados coletados pelo GPS, o Pico da Lapinha possui 1.585m de elevação. Do alto se tem uma bela visão da região, em todas as direções. A descida do pico foi feita pela face norte, um caminho bem inclinado e com muito cascalho, mas sem escalaminhadas. Ignorei as trilhas que seguem à esquerda, que era o caminho antigo, mas que estão fechadas para proteção da nascente de um afluente do Córrego da Lapinha.

Depois de dar a volta na nascente, chega-se ao rancho, uma espécie de abrigo de montanha que foi reformado após as melhorias na trilha. A primeira parte da descida em direção ao povoado é tranquila, com pequena inclinação. Quando a trilha dá uma guinada para o sul o declive vai ficando mais puxado, com alguns trechos em degraus, onde não se sabe se é trilha ou drenagem. Próximo a Cachoeira do Paraíso a trilha estabiliza e, logo após cruzar o córrego, torna a ficar bem íngreme.

Optei por descer acompanhando os canos, assim é possível chegar a uma cachoeira com pequeno poço e avistar o início da trilha para a Cachoeira do Rapel. A descida é bem puxada em alguns pontos, com degraus altos, onde é preciso sentar para conseguir descer sem pular. Próximo a "portaria" a declive vai estabilizando gradualmente.

Como cheguei à portaria depois das 17h, não havia ninguém por lá. Ninguém para uma possível cobrança também. Depois de passar pela portaria reencontrei o caminho por onde havia passado pela manhã e finalizei a rota.

CONSIDERAÇÕES:
> Caminhada de nível moderado para experientes. Para iniciantes pode ser uma jornada difícil a muito difícil, principalmente pelo trecho sem trilha definida, pelas escalaminhadas e distância a ser percorrida;

> Recomendo fazer no sentido anti-horário, como o proposto, desta forma a parte mais difícil é vencida no começo. Como os picos costumam amanhecer encobertos, também é uma oportunidade pro tempo abrir até chegar lá. Há mais disponibilidade de água no trecho final da rota, desta forma não é preciso carregar muita água. Por fim, ainda é possível encerrar a caminhada com um banho na Cachoeira do Rapel ou na sua "vizinha".

> Ideal que o montanhista tenha uma boa leitura de terreno, principalmente na subida do muro de pedras, na travessia do afluente do Mata-Capim e no ataque ao Pico do Breu;

> O ataque ao Pico do Breu começa vencendo o paredão da sua face oeste. Não há uma trilha clara para orientar aqueles que estão subindo pela primeira vez, então leve em consideração o seguinte: se está ficando muito perigoso ou inclinado, você está no caminho errado;

> O ataque ao Pico da Lapinha pela face sul tem em seu trecho final uma subida MUITO exposta, creio ser um erro dos que colocaram a sinalização indicar a subida por este lado, já que a trilha pela face norte é mais tranquila. Recomendo a subida pela face norte, mas se quiser emoção vai na parte sul mesmo, que conta com uma bela visão da represa;

> Atente-se para o horário, embora o trecho final seja batido, não é fácil encarar os degraus da descida noite adentro. Por via das dúvidas, leve lanterna.

> Pouca disponibilidade de água pela rota, principalmente nos trechos mais elevados. Água com maior abundância no trecho entre o Pico da Lapinha e o povoado.

> Não há sinal de celular pela rota, pelo menos da TIM. Testei o aparelho nos picos.
Waterfall

Cachoeira

Porteira seguir à direita

Portaria para Cachoeira e Picos

Intersection

Porteira após tomar à esquerda

Direita para Lajeado
fountain

Água

Sacred architecture

Capelinha

Porteira fim da subida pesada

Nascente

Antes de chegar ao córrego tomar sentido norte

Risk

Subida pesada e sem trilha

Seguir à direita ignorar trilha suja à esquerda

Atravessar córrego capim alto

Nascente

Seguir à esquerda

Bifurcação: esquerda Pico; direita Lapinha

Sair à direita marcos vermelhos

Summit

Pico da Lapinha ou Cruzeiro

Intersection

Seguir à direita, esquerda trilha fechada

Shelter

• Photo of Leonardo Bispo

Leonardo Bispo Aug 7, 2017

Bom dia Hélio, tudo bem?
    Já fiz algumas trilhas que você postou e sempre ótimas e perfeitas.
    Parabéns pelas fotos, estão lindas...

Pretendo fazer essa trilha nesse fds... Devo acampar lá e sair bem cedo pra caminhar.
    Alguma sugestão ou observação?

Hélio Jr Aug 9, 2017

Tudo certo, Leonardo!
    Quando tá tudo bem detalhado fica até mais fácil na hora de ir a campo. rs

Cara, é mais ou menos tudo que coloquei aí na descrição, acho que não faltou nada. Se tiver faltando, depois vc passa seu feedback, que sempre é bom!

Se você fizer no sentido anti-horário, não se prenda ao tracklog na hora de subir a serra (ponto em que vc deixa de seguir pela trilha Lapinha x Tabuleiro). Vá lendo o terrendo e escolhendo os melhores pontos de passagem. Quando a subida der uma estabilizada vc pode dar uma conferida no caminho, porque tem uma trilha suja por ali e é melhor caminhar por ela do que ir varando mata do começo ao fim rs. Boa caminhada!

• Photo of Leonardo Bispo

Leonardo Bispo Aug 14, 2017

Trilha perfeita em relação ao caminho....
    FIz no sentido anti-horário conforme sugerido, achei melhor também.
    A parte complicada da trilha é o inicio da subida até o pico du Breu, já que praticamente não existe trilha, após chegar ao pico du Breu até o fim a trilha já é bem demarcada. Fiz essa trilha dia 12/08/2017, e estava tudo muito seco, pouquissima água pelo caminho. Eu levei apenas um litro e só reabasteci no ponto de apoio que é bem no final da trilha.

Hélio Jr Aug 14, 2017

Leonardo Bispo,
    obrigado pelo feedback! Espero que o tempo tenha contribuído com sua caminhada! Realmente a disponibilidade de água na rota é pequena, por isso é até melhor fazer no sentido proposto. Fazendo no sentido horário o caminhante só terá água nos momentos iniciais, onde geralmente as garrafas estarão cheias. Abraço!

• Photo of moialc12102

moialc12102 Oct 19, 2017

Hélio Tudo Bem ? Sabe se é possível e permitido acampar no pico da lapinha? /outdoor-trails/lapinha-da-serra-circuito-pico-do-breu-e-da-lapinha-18676190#wp-18676212

Hélio Jr Oct 19, 2017

moialc12102, não sei te informar, não vi nenhuma informação sobre. de qualquer forma, é uma área bem rochosa, ruim para acampar. o melhor seria acampar na base, num campo à leste-nordeste do pico /outdoor-trails/lapinha-da-serra-circuito-pico-do-breu-e-da-lapinha-18676190#wp-18676212

• Photo of moialc12102

moialc12102 Oct 20, 2017

Ok. Obrigado. /outdoor-trails/lapinha-da-serra-circuito-pico-do-breu-e-da-lapinha-18676190#wp-18676212

• Photo of Si_Breathe

Si_Breathe Jan 21, 2019

Fizemos o ataque ao pico seguindo a trilha no sentido horário, ou seja a segunda metade foi em terreno difícil, apenas com a água que levamos e sol da tarde. Vale muito a pena conhecer o local. Mas para quem preferir facilitar um pouco siga o Helio Jr, faça no sentido antehorário. Fizemos em 20/01/2019 estavam cobrando R$25 por pessoa para entrar na área de acesso ao pico.