Uploaded March 27, 2015

Recorded March 2015

1.8
3.5

near Clemente da Costa, Açores (Portugal)

Este percurso foi delineado tendo por base o PR2SMI (Praia – Lagoa do Fogo), mas tratando-se de um percurso linear, optamos por efetuar o regresso pela vertente Este, tornando-o circular.

Iniciamos o percurso em Rocha de Campos (N27º43.663` W25º28.290`) por um caminho de terra batida numa zona de pastagens, até chegar-mos a um tanque de água onde se volta à direita iniciando a subida por entre uma mata de eucaliptos, incensos (Pittosporum undulatum), acácias (Acacia sp.) e conteiras (Hedychium gardneranum). Um pouco à frente encontram-se também vários exemplares de espadana, uma planta proveniente da Nova Zelândia que era fiada e tecida numa antiga fábrica cujas ruínas ainda se podem visitar.
Continuando o caminho chegamos ao início de uma levada ao longo da qual o trilho prossegue. É contudo necessário ter algum cuidado porque este caminho pode encontrar-se um pouco enlameado. Ao longo da levada encontram-se numerosos exemplares de plantas endémicas como Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum), Urze (Erica azorica), Folhado (Viburnum tinus), Tamujo (Myrsine retusa), etc.

Durante a subida existem vários locais onde se pode desfrutar de uma magnífica vista para a costa Sul de São Miguel, avistando-se Vila Franca do Campo, o seu Ilhéu e a Ribeira da Praia.
Após caminhar ao longo da levada chegamos a uma zona mais aberta, com grandes encostas de ambos os lados e, caminhando mais um pouco, chegamos à margem da Lagoa do Fogo. Nesta zona é necessário algum cuidado com as gaivotas pois estas podem-se tornar muito agressivas, especialmente na época de nidificação (Abril - Maio).
Seguimos pela margem da Lagoa de Fogo em direção a Este, começando a descer, novamente para a costa sul, por caminho de terra durante 3,5 kms até encontrar a estrada local que percorremos 900 metros até ao local onde deixamos os carros e onde terminamos o trilho.

O percurso encontra-se quase na sua totalidade dentro de uma zona classificada como Reserva Natural. É responsabilidade de todos contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.

PR2SMI

Muy bonita

• Photo of Caminhantes

Caminhantes Oct 15, 2015

Gracias por el comentario DarioAyllon.
    Si, es un sendero muy bonito!

• hms1987 May 1, 2017

• Anita1988bici Mar 30, 2018

Una ruta preciosa! Muy fácil. Las vistas son espectaculares y la llegada al lago de fuego es maravillosa.

• Wolframo Apr 20, 2018

Schöner Rundweg

• Photo of pirinho21

pirinho21 Jul 3, 2018

Linda trilho e espetacular vista para o lago. obrigado