May 14, 2021

May 2021

near Baños de Panticosa, Aragón (España)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

LAGOS DE BACHIMAÑA A BAÑOS DE PANTICOSA

Este trilho é uma jornada fácil, quer pela distancia, como pelo acumulado, mas também por ser o culminar de uma imponente atividade de alpinismo num terreno misto de neve, gelo e rocha nos Pirenéus Aragoneses com ascensão dos Picos do Inferno - Oriental (3076m), Central (3082m) e Ocidental (3073m) - e da Gran Facha (3005m). Depois da cansativa e dura atividade dos dias anteriores, a pernoita no Refugio de los Ibónes de Bachimaña, permitiu recuperar do esforço despendido e encarar a viagem de regresso a Portugal - 10 horas de carro - com outro entusiasmo.

Após o pequeno almoço madrugador saímos do Refugio de los Ibónes de Bachimaña, seguimos pela GR11 - Senda Pirinaica, que acompanha a margem direita do Rio Caldarés em direção a Baños de Panticosa. Percurso sem qualquer dificuldade, à exceção de um ou outro passo onde tivemos de ter um pouco de cuidado devido à neve e gelo.

O caminho deixa o Embalse de Bachimaña Bajo e sempre a descer segue pela Cuesta del Fraile entre grandes blocos de granito e algumas belas Cascatas do Rio Caldarés. Já na parte mais baixa encontramos zonas mais expostas sobre o Barranco de Caldarés que estão equipadas com cabos ou correntes, que ultrapassamos sem qualquer dificuldade.

Uma última nota para o Mirador del Balneario onde podemos admirar a paisagem que envolve Baños de Panticosa, os três mil de Las Argualas e o lago de Baños. Depois de uns últimos ziguezagues chegamos a Baños de Panticosa (Refugio Casa de Piedra), local de inicio e termino desta expedição nos Pirenéus Aragoneses.

FICHA TÉCNICA
Realização: 9 maio de 2021
Percurso: Refugio de los Ibónes de Bachimaña - Cuesta del Fraile - Mirador del Balneario - Baños de Panticosa (Casa de Piedra)
Distancia: 3,6 km
Duração: 1h24min
Tempo em movimento: 1h06min
Tempo parado: 0h18min
Movimento médio: 3,27km/h
Acumulado positivo: 37m
Acumulado negativo: 556m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

REFUGIO DE LOS IBÓNES DE BACHIMAÑA

EMBALSE DE BACHIMAÑA BAJO

CUESTA DEL FRAILE

BARRANCO CALDARÉS

CASCADA

MIRADOR DEL BALNEARIO

BAÑOS DE PANTICOSA (CASA DE PIEDRA)

• Photo of PicosAlpinos

PicosAlpinos May 25, 2021

Trilho curto, depois de pernoita nos Ibónes de Bachimaña, ideal para quem tem de fazer uma longa viagem de regresso.

• Photo of Caminhantes

Caminhantes May 25, 2021

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas.