1.4
2.9

near Bom Jardim de Minas, Minas Gerais (Brazil)

Caminhada de montanha com visual muito bonito no cume da Serra da Mira, com direito a uma linda caverna na parte mais alta. Vale muito a pena fazer o percurso. Fomos em 11 pessoas. No começo da subida o tempo ainda estava nublado e achávamos que não veríamos nada, porém depois de 1h no cume o céu abriu e fomos presenteados com um belo visual.

O ganho de elevação não é absurdo mas sobe bem, então tem que haver um preparo físico pelo menos moderado para realizar a atividade. Recomendo levar água e comida pois apesar de no caminho existir alguns pontos de riacho existem também muita pastagem com bois e vacas, não sendo recomendado beber água do local.

Na volta passa-se por mais duas pequenas cachoeiras que dá pra ficar um tempinho e aproveitar.

Basicamente:

KM 0 - Lugar para parar o carro, com direito a caldo de cana;
KM 2,3 - Onde começa realmente a subir (existe uma pequena cachoeira do lado da porteira - foto)
KM 4 - Local da gruta/carverna (foto)
KM 4,3 - Ponto mais alto (1610m)
KM 7,8 - Cachoeira menor
KM 8,1 - Chachoeira maior
KM 8,7 - Fazenda antiga que serve como hospedagem também (paramos lá para conhecer o casarão antigo)

LEMBRE-SE SEMPRE DE RECOLHER SEU LIXO E DEIXAR TODA A FLORA E FAUNA INTOCÁVEL. A TRILHA É EM PROPRIEDADE PRIVADA, ENTÃO SEJA CORDIAL COM QUALQUER PESSOA QUE ENCONTRAR NO CAMINHO.

Aproveite a natureza ao máximo!