Time  one day 8 hours 47 minutes

Coordinates 6218

Uploaded August 26, 2019

Recorded August 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
4,369 f
1,312 f
0
5.7
11
22.87 mi

Viewed 20 times, downloaded 2 times

near Ermida, Viana do Castelo (Portugal)

Travessia da Serra Amarela com desvio da rota oficial através do centro da aldeia de Germil.
Este desvio estava marcado à data da travessia, mas nunca tinha visto informação sobre o mesmo. O desvio é interessante porque atravessa a aldeia e ao sair da aldeia sobe-se por um caminho empedrado e com bastante sombra, caso esteja sol e calor; em dias chuvosos poderá dificultar pois parece propício a passagem de água.

O trilho é bastante bonito e dá uma boa perspectiva da Serra Amarela. Este percurso foi feito em 2 dias com partida da Ermida e paragem para pernoitar no Campo do Gerês (existem algumas opções para pernoita como o excelente parque de campismo da Cerdeira, a Albergaria Stop ou o Abrigo da Geira). A segunda parte fez-se do Campo do Gerês em direcção às ruínas da aldeia de Vilarinho da Furna onde se começa a subir em direcção à Louriça e depois desce novamente para a Ermida.

O percurso tem duas grandes elevações e duas descidas, uma em cada parte. A parte mais dificil do percurso consideramos ser a descida para a Barragem de Vilarinho das Furnas, é um caminho relativamente estreito, ingreme e com muita pedra solta.
O ponto alto da primeira parte é a passagem entre subida e descida nas Casarotas. A vista em frente para a Louriça em frente deixa antever o dia seguinte; do lado direito já se vislumbra a Albufeira e o vale do Rio Homem. Fenomenal.
Atenção na nota do ponto "Campo do Vidoal" com a referência a um local onde é fácil enganar no caminho por falta de marcação.

No geral, a segunda parte do percurso é mais exigente com trilhos de maior dificuldade de travessia devido à vegetação e algumas partes com maior desnível. Esta dificuldade traz consigo também uma maior beleza, as vistas na subida de Vilarinho das Furnas até à Louriça são simplesmente incríveis. O caminho foi feito no sentido anti horário, pelo que considero que fazer isto no sentido horário seria arrebatador para ter uma melhor perspectiva e paisagem ao descer da Louriça para Vilarinho da Furna.
Waypoint

Ermida

Waypoint

Germil

Aldeia de Germil
Waypoint

Granitos

Waypoint

Cutelo

Waypoint

Carvalhal

Waypoint

Granito

panorama

Vale de Carcerelhe

Waypoint

Casarotas

Waypoint

Barragem de Vilarinho

Waypoint

Lugar de Vilarinho da Furna

Waypoint

Calçada de Vilarinho

Waypoint

Carvalhal

Waypoint

Abrigo do Curral de Porto Covo

Waypoint

Ribeira, Marmitas de gigante

Waypoint

Campos do Vidoal

Atenção neste local pois, como se pode ver numa foto, a marcação não existe e o caminho deverá seguir pela rampa da esquerda.

1 comment

  • Photo of joana_v

    joana_v Aug 29, 2019

    I have followed this trail  View more

    Bem sinalizado exceto logo no primeiro estradão onde não existe um sinal para virar à esquerda (quem vem da Ermida). As paisagens são belíssimas, especialmente a chegada a Vilarinho das Furnas.
    A dificuldade prende-se com alguns caminhos íngremes de pedra solta, outros com vegetação, os quais atravessámos com uma mochila pesada. Atenção, não há quaisquer pontos de água na segunda etapa, e na primeira só quando se passa pelas aldeias de Germil e Cutelo.

You can or this trail