-
-
856 f
-4 f
0
24
47
94.23 mi

Viewed 831 times, downloaded 67 times

near Vila Real de Santo António, Faro (Portugal)

PT
Em 2015 a Odiana implementou a Grande Rota do Guadiana (GR15), uma viagem de 65 km’s pelos três concelhos do Baixo Guadiana algarvio. No início de 2019 esta Grande Rota foi estendida até ao limite do concelho de Alcoutim com o concelho de Mértola, na zona da ribeira do Vascão, onde encontramos a fronteira entre as regiões do Algarve, a Sul, e o Alentejo a Norte. A viagem agora é de 78,5 km’s, dividida em cinco setores, com possibilidade de continuidade até à vila de Mértola, perfazendo mais de 100 km’s.​

Paisagem, património, aventura, atividade física e ar puro é o segredo da GR15 que consolida a oferta de percursos pedestres no Baixo Guadiana, aproximando o Litoral ao Interior Serrano. Esta via atravessa três concelhos, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e viaja por dezassete localidades até chegar à fronteira com o concelho de Mértola.

Esta Grande Rota distingue-se pela sua multiplicidade de paisagens, elementos históricos, patrimoniais e naturais. Desde as praias a Sul, às paisagens serranas a Norte, o contacto com o Rio Guadiana, e a observação da diversidade de fauna e flora existente, são apenas alguns dos pontos de interesse aqui presentes. Complementarmente a GR15 é também ponto de ligação e convergência à Ecovia em VRSA e à Via Algarviana (GR13) em Alcoutim.

O objetivo é desvendar os trilhos do Baixo Guadiana aventurando-se num algarve de interior cheio de segredos por descobrir, num «outro algarve» onde a natureza é rainha.

Link Guia da GR15: http://www.baixoguadiana.com/media/route_files/guia_gr15_pt_ing_ma2KhZ8.pdf

Vídeo promocional da GR15: https://vimeo.com/312567065

EN
In 2015, Odiana implemented the Great Guadiana Route (GR15), a 65 km journey through the three municipalities of Baixo Guadiana, Algarve. At the beginning of 2019 this Grand Route was extended to the limit of the municipality of Alcoutim with the municipality of Mértola, in the area of ​​the river Vascão, where we find the border between the regions of the Algarve, the South, and the Alentejo to the North. The trip now is 78.5 km, divided into five sectors, with possibility of continuity to the town of Mértola, over 100 km.

Landscape, heritage, adventure, physical activity and fresh air is the secret of the GR15, which consolidates the offer of pedestrian routes in Baixo Guadiana, bringing the coastline closer to the Serrano interior. This road crosses three counties, Alcoutim, Castro Marim and Vila Real de Santo António and travels through seventeen localities until arriving at the border with the county of Mértola.

This Great Route distinguishes itself by its multiplicity of landscapes, historical, patrimonial and natural elements. From the beaches to the south, the mountain landscapes to the north, the contact with the Guadiana River, and the observation of the diversity of fauna and flora, are just some of the points of interest here. In addition, GR15 is also a point of connection and convergence to Ecovia in VRSA and Via Algarviana (GR13) in Alcoutim.

The goal is to uncover the trails of the Baixo Guadiana by venturing into an inland Algarve full of secrets to discover, in a "other Algarve" where nature is queen.

Link to GR15 Guide: http://www.baixoguadiana.com/media/route_files/guia_gr15_pt_ing_ma2KhZ8.pdf

Promocional video of GR15: https://vimeo.com/312567065

View more external

5 comments

  • Photo of Manuel Almeida

    Manuel Almeida Mar 10, 2019

    I have followed this trail  View more

    Fiz esta Grande Rota #15 do Guadiana nos dias 08 & 09 de Março 2019. no 1º dia deixei o automóvel em Alcoutim e fiz a ligação até Mértola. O troço até ao moinho da ribeira do Vascão está muito tem marcado e impecavelmente tratado. Depois da Ribeira do Vascão ainda não têm sinalética, como tal a conselho o recurso ao GPS. Apesar de ter feito seguido até Mértola, não aconselho. Recomendo que façam uma pausa em Mesquita e no outro dia retomem o percurso até Mértola.
    De Mértola até ao Pomarão também fiz de seguida. Novamento não aconselho, façam uma pernoita nas Minas de São Domingos e no outro dia o resto do percurso até ao Pomarão.
    Deixo estes dois contactos que podem servir para fazer as ligações.
    1º Srº Gilberto (Táxi em Mértola) Tel 00 351 963 014 270
    &
    2º Srº José Caváco (FunRiver em Alcoutim) Tel. 00 351 926 682 605

    por fim, o meu obrigado à Associação Odiana, pela partilha do percurso. Bem hajam.

  • Photo of Odiana

    Odiana Mar 14, 2019

    Ex.mo Sr. Manuel Almeida,

    Em primeiro lugar agradecer o facto de ter-nos deixado o seu testemunho da experiência recente na Grande Rota do Guadiana.

    Igualmente queríamos incentivar a quem se queira aventurar na GR15, que nos deixe o seu testemunho, assim como um alerta para algo que tenha de ser corrigido, de forma a podermos atuar o mais rápido possível.

    Deixar a nota de que ainda no decorrer do mês de março, dar-se-á lugar à colocação de sinalética no troço Vascão - Mértola, completando assim os trabalhos remanescentes.

    Para qualquer questão adicional, deixamos os nosso contactos diretos:

    telefone: 281 531 171
    Email: geral@odiana.pt

    Boas caminhadas!

  • Photo of ppascoal

    ppascoal Apr 30, 2019

    Olá Odiana,

    Realizei o percurso desta GR entre VRS António e Mértola entre os dias 24 e 26 de Abril de 2019 (ver aqui), de acordo com a seguinte equação quilométrica: 11+52+40=103. :)

    Por motivos de logística, foi um itinerário bastante desigual em termos de distância por jornada, pelo que não genericamente recomendável. Todavia, pessoalmente foi uma caminhada bastante agradável com algumas boas surpresas: recomendo especialmente os sectores 4 e 5 do vosso guia, entre Álamo e a Ribeira do Vascão, com muitos troços ribeirinhos de grande beleza e riqueza paisagística e biológica.

    A GR está bastante bem sinalizada até à fronteira distrital (Ribeira do Vascão), contudo, nesta data (finais de Abril) ainda não se encontrava marcada no trecho do Vascão a Mértola, ao contrário do referido ("ainda no mês de Março, dar-se-á lugar à colocação de sinalética no troço Vascão - Mértola").
    Outro ponto menos positivo e que me causou alguma perplexidade foi o troço na Herdade da Bombeira, já muito perto de Mértola. Encontrei aqui um portão trancado a cadeado e avisos de "propriedade privada" e "passagem proibida". Originalmente, a PR1-MRT Guadiana, o Grande Rio do Sul passava por lá e tinha aí o seu término junto da Ribeira de Carreiras, mas ao que parece já há alguns anos que o percurso foi alterado, excluindo esta quinta. Este é um ponto muito importante que convém esclarecer rapidamente!

    De resto, a Grande Rota está muito boa e só me resta agradecer o excelente trabalho da vossa associação.

    PS: partilho aqui o álbum da minha caminhada.

  • Photo of ppascoal

    ppascoal May 1, 2019

    I have followed this trail  View more

  • Photo of Município de Mértola

    Município de Mértola May 23, 2019

    Muito Bom dia;

    Desde já agradecemos os vossos alertas e as vossas sugestões, informarmos que as mesmas serão alvo de garantia que no futuro bastante próximo iremos as resolver. Contudo queremos vos dar a informação que seremos céleres no que respeita á implementação física da rota e aos conteúdos de informação que lhes estão inerentes.

    Muito obrigado pela vossa atenção!!!

    geral@cm-mertola.pt
    tel.286 610 100


You can or this trail