Time  2 days 3 hours 32 minutes

Uploaded June 17, 2018

Recorded June 2018

8.4

near Gález, Galicia (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A Grande Rota (GR) Transfronteiriça Gerês-Xurés é um percurso não homologado, criado pelos “Caminhantes”, que une vários trilhos do Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés num percurso circular.
Por uma questão de logística, optamos por iniciar esta GR na localidade Espanhola de Lobios e pernoitar em tenda em Pitões das Júnias (Parque de Lazer) e Minas das Sombras. Este planeamento permite acessibilidade a serviços de apoio para o jantar, como foi o caso, no (Restaurante e Hotel Casa do Preto) onde assistimos ao jogo do Campeonato Mundial de Futebol 2018, Portugal x Espanha.

Criado em 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés (PTGX) é constituído pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e pelo Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés, formando uma unidade natural de elevada biodiversidade. Abrange uma área total de 267.958 ha distribuídos por duas áreas protegidas, divididas por uma fronteira mas unidas pelo contínuo natural e pela cultura.

Mais do que uma designação, a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, declarada em 27 de Maio de 2009, pela UNESCO, pretende ser o reconhecimento da necessidade de um esforço comum e coordenado de salvaguarda dos valores de flora, fauna e paisagem que as duas áreas protegidas partilham, promovendo o desenvolvimento económico sustentável, a participação ativa dos agentes sociais do território e uma relação equilibrada entre as populações e a Natureza.

Foi neste cenário de excecional beleza que este trilho decorreu, partido da localidade espanhola de Lobios calcorreamos os caminhos antigos e de pé posto do Parque Transfronteiriço do Gerês - Xurés.

FICHA TÉCNICA
Acumulado positivo: 2992m
Acumulado negativo: 2990m

ETAPA 1/3
LOBIOS - PITÕES DAS JUNIAS (Ver Descrição Etapa 1)
Dia 15 de Junho 2018
Percurso: Lobios-Ogos-Delas-Prancibe-Guende-Pitões das Júnias
Acumulado positivo: 1454m
Acumulado negativo: 778m
Pernoita: tenda na zona de lazer de Pitões das Júnias
Jantar: Restaurante Casa do Preto (fica no trilho)

ETAPA 2/3
PITÕES DAS JUNIAS – MINAS DAS SOMBRAS (Ver Descrição Etapa 2)
Dia 16 de Junho 2018
Percurso: Pitões das Júnias-Minas dos Carris-Minas das Sombras
Pernoita: tenda nas Minas das Sombras
Jantar: Confecionado pelos participantes

ETAPA 3/3
MINAS DAS SOMBRAS - LOBIOS (Ver Descrição Etapa 3)
Dia 17 de Junho 2018
Percurso: Minas das Sombras-Ermida NªSª Xurés-Vilameá-Lobios
Acumulado positivo: 390m
Acumulado negativo: 1186m

OBSERVAÇÕES:

(!)PERIGO(!) NO ACESSO ÀS MINAS DAS SOMBRAS – DESCIDA MUITO ÍNGREME SEM CAMINHO DEFINIDO - Evita a passagem por Zona de Proteção Total que requer autorização prévia do ICNF.

(!)IMPORTANTE(!) Segundo as regras do PNPG, dada a localização em Área de Proteção Parcial de Tipo I, não é permitido a grupos superiores a 10 pessoas a realização deste trilho sem autorização prévia.

Percurso NÃO SINALIZADO criado pelos “Caminhantes”, em alguns troços existe sinalética de PR`s e mariolas mas levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de GPS.

Sem ser complicado é um percurso duro do ponto de vista físico e mental pelas subidas e descidas íngremes, distancia a percorrer e peso da mochila.

Na etapa Pitões das Júnias - Minas das Sombras (2ºdia) não se encontra qualquer tipo de abastecimento para além de Pitões das Júnias, obrigatório o uso de filtro de água (Barragem das Minas dos Carris e Nascente da Mina das Sombras).

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

• DiogoHiker Jul 17, 2018

Obrigado pela partilha.

Caminhantes Jul 17, 2018

Obrigado DiogoHiker, partilhamos as trilhas com o intuito de serem uteis para os usuários.

• Photo of DiogoPmoreira

DiogoPmoreira Jul 23, 2018

Já está nos meus favoritos!

Caminhantes Jul 24, 2018

Trilho durinho, aconselho uso de gps.

• Photo of sergiosilva

sergiosilva Aug 21, 2018

Muito bonito. ;)

Caminhantes Aug 21, 2018

Obrigado Sérgio pelo teu comentário e avaliação da trilha.
    Realço que a vossa companhia tornou esta atividade inesquecível.
    A próxima será nos Picos da Europa :)
    Grande abraço.

• Photo of Sumicio Brincadeiro

Sumicio Brincadeiro Aug 27, 2018

Muy interesante voy a tener que dejar la moto en casa y ponerme a caminar 🤔

Caminhantes Aug 28, 2018

Hola Sumicio Brincadeiro!
    Me alegro que te haya gustado es una ruta estupenda! Gracias por tu comentario y valoración.