Uploaded June 18, 2017

Recorded June 2017

3.9
7.9

near Rabanillo, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A GR-84, também conhecida como Montaña de Sanabria, é uma Grande Rota circular com pouco mais de 80kms, que foi projetada em 2007 pela Fundación Patrimonio Natural y la Red de Espacios Naturales da Junta de Castilla y León.
A entidade promotora propõe a sua realização em 6 etapas, nós dividimos em três etapas… Um belo treino físico para o Tour de Mont Blanc que se aproxima. Antes de mais queremos salientar o facto de classificar-mos de “DIFÍCIL” para ser realizado em três dias e “MUITO DIFÍCIL” para ser realizado em autonomia durante três dias com temperaturas próximas dos 30ºC como foi o caso. Tenham isso em atenção, porque em certas alturas do ano com pessoal inexperiente ou menos preparado fisicamente pode tornar-se uma atividade muito penosa… Mesmo assim e como já somos batidos nisto :-), lá fomos nós, como manda a regra em autonomia, aproveitando os refúgios sem guarda do parque para pernoitar. Os refúgios estão em boas condições para pernoitar, apenas é necessário fazer uma breve limpeza antes de nos instalarmos devido à sua fraca utilização.
A GR está toda sinalizada, porém em dois pontos, achamos que pode levar a enganos, deixamos aqui a chamada de atenção e sinalizamos na trilha postada. Há muitas fontes, mas dependendo da época do ano podem estar sem água, nós abastecemos nas localidades e nos refúgios de Laguna de Yeguas, Vega de Conde, Valdespino, Campo Laiol, Marmolín e Sierra de Sotillo.

2ª ETAPA: REFÚGIO DE VEGA DE CONDE - REFÚGIO DE CAMPO LAIOL
3ª ETAPA: REFÚGIO DE CAMPO LAIOL - CASA DEL PARQUE
TRILHA COMPLETA: GR-84 MONTAÑA DE SANABRIA EM TRÊS ETAPAS

1ª ETAPA: CASA DEL PARQUE – REFÚGIO DE VEGA DE CONDE

Esta etapa desenvolve-se desde a Casa del Parque Natural del Lago de Sanabria y Alrededores por caminhos tradicionais até à localidade de Vigo de Sanabria. Até aqui as marcações da GR são acompanhadas pelas setas amarelas dos caminhos tradicionais. A primeira parte do caminho é por entre um bonito bosque junto à margem do Rio Tera até chegar ao primeiro povoado: Galende (950m) onde encontramos fontes para poder reabastecer com água fresca. Atravessamos o povoado até uma ponte sobre o Rio Tera e virando à esquerda voltamos a um caminho tradicional que nos leva até Pedrazelas (1000m) que atravessamos e seguimos por outro caminho tradicional por entre arvores até ao Pueblo de Vigo de Sanabria (1098m), um pouco maior que os anteriores… No final do povoado começamos a subir para a montanha pelo Canón de La Forcadura. Nesta etapa é o troço mais exigente, onde a partir de Arroyo de Forcadura o caminho fica muito exposto ao sol e a pendente acentuada, juntamente com o sol intenso, pode tornar-se numa experiência pouco agradável. Vamos encontrar o primeiro refúgio da GR-84, Chozo de La Majada de La Forcadura, continuamos a subir até alcançar a Laguna de Los Peces (1690m) local escolhido para o almoço. Já com as forças recuperadas da difícil subida, seguimos pela Majada de Vigo até ao Refúgio de La Laguna de Las Yeguas (1794m) onde podemos reabastecer de água fresca. Continuamos a GR-84 subindo por um trilho que nos leva por Sierra Alta entre pequenos colados até alcançar o Collado La Cuchilla (1920m), onde temos um poste indicativo de interseção de trilhos, viramos à direita para começar a descer para o Vale do Riopedro passando junto ao Refúgio Riopedro (1630m). Continuamos, atravessamos o Rio Tera pela ponte, pouco à frente, voltamos a ter um poste indicativo, seguimos à esquerda por Vega de Trefacio, passamos perto do Refúgio de La Majada de Trefacio (1595m) e continuamos para o Embalse de La Vega de Conde até ao Refúgio de Vega de Conde (1612m) onde pernoitamos. É o maior refúgio, com cozinha, uma pequena sala e dois quartos. Junto ao refúgio temos uma fonte onde abastecemos de água e fizemos a higiene pessoal possível.

FICHA TÉCNICA
Dia 15 de junho 2017
Etapa 1: Casa del Parque-Galende-Pedrazelas-Vigo-Cañon de La Forcadura-Laguna de Los Peces-Laguna de Los Yeguas-Collado La Cuchilla-Vale de Riopedro-Vega de Trefacio-Vega de Conde
Distância: 25,4 km

REFUGIO DE TREFACIO

REFUGIO VEGA DE CONDE

• DiogoHiker Jun 20, 2017

Já está nos meus favoritos.
    Obrigado pela partilha!

• PicosAlpinos Jun 22, 2017

Bonito trilho e aqui tão perto...
    Fica a vontade de ir para desfrutar do Parque Natural del Lago de Sanabria y Alrededores.
    Saudações!

• PicosAlpinos Jun 22, 2017

Bonito trilho e aqui tão perto...