Coordinates 4292

Uploaded September 11, 2019

Recorded September 2019

-
-
7,283 f
3,979 f
0
3.6
7.2
14.49 mi

Viewed 216 times, downloaded 10 times

near Yosemite Village, California (United States)

!!! Pt !!! (English text available below)

Numa feliz oportunidade que tive de visitar o Parque Nacional de Yosemite rumei à sua zona mais popular, o Vale de Yosemite, para apreciar os seus cenários magníficos e imponentes.

Para além do simples contacto com a natureza, o passeio por esta região oferece sempre pontos de interesse associados à sua paisagem monumental. O cenário, que apenas conheci ao vivo durante o verão, tem a fama de seduzir em qualquer estação do ano.
Consoante as preferências de cada um, a visita também é uma oportunidade de apreciar directamente a geologia, a flora e alguma fauna da região.

Os dois únicos aspectos negativos que tenho a referir é o elevado número de visitantes que encontramos e o preço elevado do alojamento, dentro do parque ou nas regiões mais próximas.


O TRILHO

A decisão de fazer este percurso deriva de uma visita anterior que já tinha feito à região, nomeadamente aos muito populares trilhos em redor das cascatas de Vernal Fall e Nevada Fall.

Este é um percurso que está no limite do que eu consigo fazer do ponto de vista do esforço físico, tem um grau de dificuldade técnica moderado e permite apreciar cenários fantásticos com o Half Dome, as Yosemite Falls o El Capitan e muito do Vale de Yosemite visíveis de vários ângulos em apenas um dia de caminhada!
Resulta da junção de três trilhos oficiais, feitos de forma consecutiva:
- O Four Mile Trail, partindo da base do Vale de Yosemite e subindo até a Glacier Point;
- O Panorama Trail, seguinto a partir de Glacier Point em direcção a Illilouette Fall, Panorama Cliff e terminando próximo de Nevada Fall;
- O Mist Trail, feito em sentido descendente desde Nevada Fall, passando por Vernal Fall e terminando em Happy Isles.
Há um pequeno troço entre o final do Panorama Trail e Nevada Fall que, em rigor, pertence ao John Muir Trail. São algumas centenas de metros, em que até faço um pequeno desvio para obter uma bonita vista da cascata de Nevada Fall.

A primeira parte da caminhada é feita sempre a subir, de forma relativamente constante, desde a base do vale até Glacier Point. Seguimos quase sempre rodeados de arvoredo, mas pelo caminho vão surgindo zonas em que a vista não está obstruída. De início podemos apreciar o Vale de Yosemite que se estende para sudoeste, enquadrado pelos colossos de El Capitan e as Cathedral Rocks. Mais adiante vão surgindo também bonitas vistas das Yosemite Falls.
O miradouro de Union Point é também um pequeno desvio que merece bem a visita.

Com o progredir no trilho passamos também a ter vista sobre as zonas mais centrais do Vale de Yosemite, Tenaya Canyon e o Half Dome

Com o final da longa subida termina o Four Mile Trail e chegamos a Glacier Point. Trata-se de um miradouro de cortar a respiração, que nos oferece um cenário inesquecível!
A vista abrange uma parte significativa de todo o Parque Nacional de Yosemite e inclui um grande número de picos situados a distâncias muito diversas, alguns deles cobertos de neve!
A base do Vale de Yosemite está mesmo à nossa frente, mas a mais de 950 m de altitude abaixo de nós!! Logo adiante temos uma boa parte dos mais famosos ícones deste parque nacional: Yosemite Falls, Tenaya Canyon, Half Dome, Vernal Fall, Nevada Fall e parte do Little Yosemite Valley.

A pouca distância do miradouro existe uma pequena exposição relativa à geologia da região, ela própria um excelente ponto para admirar a paisagem.

Mais adiante encontramos uma loja de apoio aos visitantes, onde se podem comprar lembranças, mapas, etc. e onde também funciona um snack-bar.
Estão também muito próximos a paragem de autocarro, o estacionamento e casas de banho.
Note-se que o autocarro de que falo é parte de um serviço de uma empresa privada que opera no parque e cujos bilhetes têm que ser comprados e levantados junto da Yosemite Valley Lodge, poucos minutos antes da partida do respectivo serviço, designado Glacier Point Tour. Isto significa que não há garantias de encontrar lugares disponíveis neste autocarro para fazer a viagem de regresso desde Glacier Point até à base do Vale de Yosemite...

O caminho de Glacier Point para Illilouette Fall é em descida relativamente suave, com bonitas panorâmicas sobre Half Dome, Vernal Fall, Nevada Fall, Little Yosemite Valley, Panorama Cliff e parte da bacia hidrográfica do Illilouette Creek.
Ao fazer a travessia da Illilouette Creek temos a oportunidade de apreciar a sua beleza e a das pequenas lagoas que se formam no seu leito. Respeite as recomendações de segurança e não entre na ribeira!

Seguimos no trilho subindo, próximos da falésia de Panorama Cliff, e depois descendo na aproximação ao John Muir Trail e à Nevada Fall. Por entre as árvores vamos tendo bonitas vistas para o Vale de Yosemite, as Yosemite Falls, o Half Dome e a Nevada Fall.
No final deste troço de descida, quem preferir tem a opção de seguir para a esquerda, pelo John Muir Trail. Tal como o Mist Trail, desce paralelo ao Rio Merced, mas de início segue na sua margem esquerda. Proporciona vistas da Nevada Fall com o Liberty Cap, Mount Broderick, Grizzly Peak e o Half Dome em pano de fundo, mas também permite uma descida mais suave e com muito menos escadarias. É mais suave para com os joelhos.

A nossa opção para este passeio segue para a direita no John Muir Trail e chegamos rapidamente junto do Rio Merced e da imponente Nevada Fall, com o colosso de Half Dome em pano de fundo. A montante da cascata o Rio Merced forma bonitas lagoas, que convidam a uma paragem para descanso.

Um pouco mais adiante abandonamos o John Muir Trail. Seguimos para a esquerda e começamos a longa descida, entrando no Mist Trail. Encontramos um grande número de escadarias em granito, em zig-zag, que exigem cuidado para não tropeçar.
Mais em baixo o Mist Trail atravessa o Rio Merced e continua a descer junto da sua margem esquerda, passando junto de um "escorrega" chamado Silver Apron e um bonito lago, denominado Emerald Pool.
Chegamos logo depois ao topo de Vernal Fall, de onde podemos apreciar a sua queda dramática e a vista para o restante vale do Rio Merced.
Daqui o trilho inicia uma descida íngreme por uma sucessão de escadarias. É um troço que nos obriga a especial cautela, seja pela irregularidade dos degraus, a configuração bastante escarpada e muito especialmente a água que a cascata faz salpicar sobre eles!

Para quem entender que não deve seguir por esta sequência de escadas, há a opção de seguir por um trilho alternativo que deriva do Mist Trail próximo do Silver Apron. Depois de uma subida, com passagem por um miradouro sobre a cascata de Vernal Fall, reencontra o John Muir Trail em Clark Point. Aí, há que descer a par do curso do Rio Merced, também encontrando bastantes escadarias em zig-zag, mas muito menos escarpado e sem o piso encharcado.

Mais adiante os dois trilhos reencontram-se definitivamente e 300 m depois atravessam o Rio Merced na Vernal Fall Footbridge. Prossegue-se a descida junto da sua margem direita e, quando já chegámos à base do vale, nova travessia do rio faz-nos chegar a Happy Isles.


LOGÍSTICA

O ponto de fim deste passeio a pé (em Happy Isles) está quase a 5 km de distancia do ponto de partida. Um serviço de muito interesse que nos é disponibilizado é o Yosemite Valley Shuttle, que circula com bastante frequência pela base do Vale de Yosemite entre as 7:00 e as 22:00 de forma gratuita! Podemos apanhar este autocarro junto a Happy Isles na paragem #16. Para chegar ao ponto de onde iniciámos a caminhada há que sair na paragem #7, junto ao Camp 4, e depois percorrer cerca de 1 km a pé atravessando o Rio Merced na Swinging Bridge.
Existem parques de estacionamento gratuito um pouco por todo o Vale de Yosemite, nomeadamente junto ao Camp 4 ou junto da Swinging Bridge, proximo do ponto de partida deste trilho.

No site oficial do Parque Nacional de Yosemite encontramos grande quantidade de informação, nomeadamente sobre os acessos ao local, alojamento, regras de conduta, conselhos de segurança, taxas de entrada, "permits", condições de acesso para realização de diversos tipos de actividades, desde os passeios mais simples até à subida ao Half Dome ou escalada. Dedique algum tempo a explorar este site!

Encontrei casas de banho em 6 locais ao longo do trilho: junto da Swinging Bridge Picnic Area; em Glacier Point; na junção do John Muir Trail com o Mist Trail; junto da Vernal Fall Footbridge; em Happy Isles; junto do Camp 4. Julgo que nestes pontos também havia fontes de água potável, com a excepção de interligação do John Muir Trail com o Mist Trail.


CONDIÇÕES DO TRILHO

Como já referi, este trilho que aqui publico tem uma exigência física significativa, com a ressalva óbvia de que isto depende muito da condição física de cada um...

Do ponto de vista da dificuldade técnica, o percurso está em relativas boas condições, sem qualquer obstáculo significativo a ultrapassar.
De referir que as muitas escadarias que tive que descer, após a passagem por cada uma das cascatas de Nevada Fall e Vernal Fall, têm degraus em granito um tanto irregulares. Com o cansaço acumulado, importa não tropeçar.
Em frente a Vernal Fall os degraus normalmente estão encharcados e tornam-se traiçoeiros. Isto torna-se válido para os restantes troços de escadaria para tempo de chuva.
Encontramos imensas situações em que estamos próximos de falésias, algumas com dezenas ou centenas de metros de altura! Seja cuidadoso e não se arrisque para fora dos trilhos estabelecidos!

Encontramos sinalização ao longo de todo o percurso, junto de alguns pontos de interesse e sempre que nos deparamos com cruzamentos ou entroncamentos. Apenas temos que memorizar uma meia dúzia de pontos de passagem relevantes para a nossa caminhada, pois a simplicidade dos trilhos e a sinalização garantem-nos a navegação fácil!


POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os costumes locais, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer este e outros trilhos que publiquei!


Boas Caminhadas!



!!! En !!!

I had this golden opportunity to visit Yosemite National Park, and I chose to drive to Yosemite Valley to enjoy his magnificent and overwhelming scenery.

The trip will put us in contact with nature, and will take us in front of several unusual natural landmarks. I only had the chance to know these places during the summer, but you will hear plenty of times that it has a special beauty all year round.

The visit is also an opportunity to have a direct contact with the geology, the flora e some fauna of this part of California.

The only two negative issues that I have to point out is the high number of visitors, and the high cost of lodging, inside the park and in nearby areas.


THE TRAIL

The idea for this hike started in a previous trip that I made some years ago. At the time I visited the very popular trails close to Vernal Fall e Nevada Fall.

In terms of physical exertion, this trail is in the upper limit of what I can do, it has a moderate technical difficulty and allows us to enjoy fantastic panoramas of the Yosemite Valley from different perspectives, in a single walking day!

It is the sum of three distinct official trails that I went through, one after the other:
- The Four Mile Trail, starting from the Yosemite Valley floor and going up until Glacier Point;
- The Panorama Trail, going from Glacier Point to Illilouette Fall, Panorama Cliff and ending close to Nevada Fall;
- The Mist Trail, done in the downhill direction from Nevada Fall, through Vernal Fall and ending at Happy Isles
There is a small part of the track, between Panorama Trail and Nevada Fall, that is part of the John Muir Trail. It's just a few hundreds of meters, and I also took the opportunity to get a beautiful view of Nevada Fall.

The first part of our trail is a steady and continuous climb from the valley floor to Glacier Point.
As the trail progresses we start having the views over the central areas of Yosemite Valley, El Capitan, Cathedral Rocks, Yosemite Falls, Tenaya Canyon and Half Dome.

The end of the climb is also the end of the Four Mile Trail, reaching Glacier Point. It'a a breathtaking overlook, that provides you a scenery that you will never forget!
The valley floor if just in front of us, but at an altitude more than 950 m below us!!
Also in front of us are some of the most famous icons of this national Park: Yosemite Falls, Tenaya Canyon, Half Dome, Vernal Fall, Nevada Fall and part of Little Yosemite Valley.

The path from Glacier Point to Illilouette Fall is a smooth descent, with beautiful panoramas.

The trail then climbs close to the edge of Panorama Cliff, and then descend as approaches John Muir Trail and Nevada Fall.

Our continues to the right on John Muir Trail and we soon cross the Merced River, a few meters upstream from Nevada Fall, in the middle of his continuous rumble and with the mighty Half Dome in the background.

A few meters ahead we leave the John Muir Trail, turn left to the Mist Trail and start a long descent. The track has now plenty of granite stairs and switchbacks. Be cautious to not trip.
A little bit further in the trail we cross the Merced River and continue the descent in his left bank. The river goes through a "water slide" called Silver Apron and a beautiful lake called Emerald Pool.
We arrive to the top of Vernal Fall, very close to his dramatic plunge and with a view to the rest of the Merced River valley.
The next part of the trail goes in a steep descent through a series of stairs. It's a moment to be especially cautious because the steps are not regular, are very steep, with a high drop-off and also very wet. The waterfall sprays constantly over the staircase and the surface is always very slippery.

After crossing the River Merced at the Vernal Fall Footbridge, we continue the descent on his right bank. When we reach the valley floor we will cross the Merced River for the last time and arrive at Happy Isles.


LOGISTICS

A very valuable service that we have available is the Yosemite Valley Shuttle that operates plenty of times a day through the valley floor from 7:00 to 22:00, for free! We can take this bus close to Happy Isles, at bus stop #16. To return to where we started walking we have to leave the bus at bus stop #7, close to Camp 4, and then walk again for about 1 km crossing the Merced River at the Swinging Bridge.
You can find parking spaces spread all over the valley floor, including close to camp 4, or close to the Swinging Bridge, at very short distance from the starting point of this trail.

In the Yosemite National Park official website we can find a extensive information, including driving directions to reach the park, lodging, safety recommendations, entrance fees, permits and access regulations to several activities, from valley floor hikes to a Half Dome day hike or rock climbing. Take some time to explore and take full advantage of this website!


TRAIL CONDITIONS

As I have mentioned before, this trail has some significant physical exertion. Of course, this can have a different meaning for each one of us...
When it comes to the technical difficulty, the track is more or less in good conditions, without any relevant obstacle to overcome.
You will find several parts of the trail where you have to go downstairs for a long time, specialy after passing through Nevada Fall or after Vernal Fall. The steps are made in granite, are not very regular, and are usually very wet and slippery in front of Vernal Fall. Take some caution to not trip.

I found restrooms in 6 different places along the trail: close to the Swinging Bridge Picnic Area; at Glacier Point; in the trail junction of John Muir Trail and the Mist Trail; close to the Vernal Fall Footbridge; at Happy Isles; close to Camp 4. I think there was drinking water available in all of these places, with the exception of the trail junction of John Muir Trail and the Mist Trail.

AND FINALLY...

When viewing the trail directly at the WIKILOC website or when you make the download in KML format, you will get only a simplified version, with fewer points and losing much of the detail of the trail. To get a complete version of the trail, make the download in GPX format.

Always try to reduce your environmental footprint, respect the local etiquette, respect the safety recommendations and enjoy all the beauty of our precious world. I hope you will appreciate the experience of going through this trail, or any of the other trails that I posted!


Walk safely!
Information

Four Mile Trail Trailhead

Bus stop

Yosemite Valley Shuttle bus stop #7

Picnic

Sentinel Beach Picnic Area

Picnic

Swinging Bridge Picnic Area

Intersection

Trail Junction (Four Mile Trail - Valley Loop Trail)

Summit

Sentinel Rock (2145 m)

Waterfall

Sentinel Falls

panorama

Viewpoint

panorama

Viewpoint

panorama

Viewpoint

panorama

Union Point

panorama

Viewpoint

panorama

Viewpoint

panorama

Panorama

Summit

Sentinel Dome (2476 m)

panorama

Glacier Point (2199 m)

Information

Geology Hut

Provisioning

Glacier Point Snack Stand & Gift Shop

Building of interest

Anphitheater

Information

Trailhead for Panorama Trail and for Pohono Trail

Intersection

Trail Junction (Panorama Trail - Pohono Trail)

panorama

Panorama

panorama

Panorama

Intersection

Trail Junction (Panorama Trail - Buena Vista Trail)

panorama

Viewpoint for Illilouette Fall. Dangerous drop-off.

Lake

Water slide and small pond

Bridge

Bridge over the Illilouette Creek

Waterfall

Illilouette Fall

panorama

Viewpoint

Summit

Panorama Point (2135 m)

panorama

Panorama Cliff

Intersection

Trail Juntion

Intersection

Trail Junction (Panorama Trail - John Muir Trail)

panorama

Viewpoint

Waterfall

Nevada Fall

Lake

Small lagoon at the Merced River

Intersection

Trail Junction (Mist Trail - John Muir Trail)

Summit

Liberty Cap (2157 m)

The peak that looks the highest, on the right hand side of the photo.
Summit

Mount Broderick (2044 m)

The small peak, in the center of the photo.
Summit

Grizzly Peak (1896 m)

In front of the Half Dome, in the center of the photo.
Summit

Half Dome (2693 m)

Bridge

Bridge over the Merced River

Intersection

Trail Junction (Mist Trail - John Muir Trail, via Clark Point)

Waypoint

Silver Apron

Lake

Emerald Pool

Waterfall

Vernal Fall

Intersection

Trail Junction (Mist Trail - John Muir Trail)

Bridge

Merced River. Vernal Fall Footbridge.

Bridge

Happy Isles Bridge

Bus stop

Yosemite Valley Shuttle bus stop #16. Happy Isles Trailhead.

Comments

    You can or this trail