Time  8 hours

Recorded November 2020

2.8
5.6

near Campestrinho, Minas Gerais (Brazil)

A Pedra do Elefante com altitude de 1470 m está localizada na Serra do Pau D'Alho, essa formação rochosa se assemelha a um elefante deitado.
A trilha que fizemos para a Pedra do Elefante e Pedra do Boi está a 11 km do centro de Andradas MG.
Iniciamos a trilha na Sede da Fazenda Boa Esperança (é necessário autorização para entrar na fazenda). Nosso carro ficou estacionado próximo à porteira da Fazenda.
A trilha é quase toda dentro de propriedades rurais, são tantas cercas para passar que não sei dizer por quantas propriedades rurais nós passamos, mas não tivemos problemas por cruzar essas propriedades. Na região da Pedra do Boi nós paramos para um lanche numa pedra com um belo visual e ficamos ali por um bom tempo e nesse intervalo apareceu um funcionário da fazenda só para conversar com a gente e saber o que fazíamos ali, deu umas dicas sobre as trilhas e foi embora.
A parte inicial da trilha até chegar à Pedra do Elefante é basicamente de subidas bem tranquilas, nada muito íngremes. Passando esse trecho temos uma descida e novamente subimos para a região da Pedra do Boi. Passamos por um cafezal e iniciamos a descida pela mata, essa mais íngreme, nesse trecho a trilha possui uma valeta devido ao trânsito de motos que no passado faziam trilhas ali, prática hoje proibida. Esse trecho possui algumas pedras soltas encobertas por um tapete de folhas secas, faz meses que não tem uma chuva forte por lá para levar a folhagem da trilha. Vencido esse trecho temos um trecho de pasto e em seguida chega-se à estrada de terra na qual caminhamos por 4 km para voltar ao carro.
A trilha é muito diversificada, passamos por matas, pastos e pedras, sempre mudando o visual, o que é muito interessante. A principal atividade agropecuária que vimos foi criação de gado, uma pequena área com milho outra com café. Apesar de termos cruzado várias áreas de pastagem com gado, tivemos a sorte de não pegar carrapatos.

Dicas:
- Uma opção de hospedagem é o Hostel Bramido do Elefante, estrategicamente situado.
- Leve água, no percurso não tem fonte de água potável no período de seca, talvez no período das chuvas tenha.
- Protetor solar é fundamental, você vai caminhar várias horas em trechos sem sombra.
- No mais as dicas de sempre, lanchinho para o dia, boné, bota ou tênis de trilha, etc.
Etrex 32x

Pasto

passar pela Cerca

Ponto mais alto que passamos na Pedra do Elefante

A Pedra ao fundo é a cabeça do elefante

Vista

Pedra do Elefante

Cabeça do Elefante

Em cima da "cabeça do elefante"

Brejo

trilha a direita

Passar a cerca e seguir para esquerda

Colchete

P CERCA

Lago

Colchete

trilha a direita

Taboa - pegar trilha a direita

Cavalos

Capela

Vista

Hostel Bramido do Elefante

Seguir pela estrada a esquerda

• nmsassaki Jan 19, 2021

Trilha muito boa, visual lindo, passa por fazendas e por regiões de mata nativa.