Time  7 hours 40 minutes

Coordinates 1995

Uploaded October 16, 2017

Recorded October 2017

-
-
7,113 f
4,015 f
0
2.1
4.2
8.43 mi

Viewed 298 times, downloaded 32 times

near Tuiza de Arriba, Asturias (España)

Dia 3 no Parque Natural de las Ubiñas - La Mesa.

Mais um dia de céu azul, desta vez temos como destino o Fariñentu com passagem em vários prados. Seguimos em direcção à rota PR-AS 89. Peña Ubiña está nas nossas costas, sempre imponente.
A subida pelos prados é feita calmamente para desfrutar das paisagens, os animais que por ali estavam a pastar pouco nos ligavam (estavam mais preocupados em comer!). Depressa chegamos à Braña/Collado Foxón onde temos umas panorâmicas muito boas. Local lindíssimo. É uma pena as brañas estarem em ruínas.
Sempre por trilho entre terra e rocha lá chegamos a La Calear, isto é mesmo lindo. Daqui conseguimos avistar os Picos de Europa e mesmo aqui ao lado o Tapiñon. Descemos e logo em seguida voltamos a subir até chegarmos ao próximo prado (Valseco). Aqui existe um pequeno lago (estava seco). Tomamos caminho em direcção ao Collado del Trave. Aqui vemos a outra face de Siegalavá e Tapiñon (esquerda), avistamos Peña Rueda (frente) e entramos nos Puertos de Agüeria, descemos até uma casa (Los Corros) e voltamos a subir contornando a encosta. Daqui avistamos um lago com maiores dimensões, mas também ele estava seco. Agora é sempre a subir pelos prados até à base do Fariñentu, passamos pelo Lago Cheturbio, igualmente seco. Pelo caminho avistamos vários rebecos a correr em sintonia!
A subida ao Fariñentu é ingreme, mas faz-se muito bem. No topo encontra-se um presépio, e somos brindados com uma vista única 360º. Peña Ubiña, Los Fontanes, La Almagrera, La Mesa, La Tesa, Peña Rueda, ao longe os Picos de Europa,...a vista para a Ubiña e Fontanes é impressionante. Excelente local para repor energias e absorver todo este cenário.
Daqui até Tuiza de Arriba foi sempre a serpentear montanha a baixo, com Siegalavá do nosso lado esquerdo. Existe aqui uma corrida de montanha (quilómetro vertical) desde Tuiza de Arriba até ao topo do Fariñentu, e digo, não é para meninos :) Mas deve dar uma satisfação enorme correr por estas bandas!

Foi um trilho fantástico, com paisagem muito variada, e extensos prados. Puertos de Agüeria pelo pouco que vimos é lindíssimo. O ponto alto da jornada foi o topo do Fariñentu onde dá vontade de ficar ali por muitas horas a admirar tudo o que está ao nosso redor.

Ultimo dia de caminhada, ainda ficou tanto por descobrir...Podemos dizer que o Parque Natural de Las Ubiñas-La Mesa superou em muito as nossas expectativas. As montanhas deste maciço impressionam pela sua verticalidade, e vemos com muito gosto imensos montanhistas pelos percursos, isto é mesmo "concorrido" :) Uma nota final para a aldeia de Tuiza de Arriba que nós adoramos, as poucas pessoas que lá habitam são muito afáveis e genuínas. Além disso é um ponto de partida para vários percursos de caminhada.


Dia 1: Tuiza de Arriba - Peña Ubiña
Dia 2: Tuiza de Arriba - Los Fontanes
Dia 3: Tuiza de Arriba - Fariñentu


Data: 2017-10-08
Hora Inicio: 07h36m
Hora Fim: 15h17m
Tempo em movimento: 5h17m
Tempo parado: 2h23m
Waypoint

FONTE

Waypoint

PRADO

Waypoint

COLLADO/BRAÑA FOXÓN

Waypoint

LA CALEAR

Waypoint

PRADO

Waypoint

COLLADA DEL TRAVE

Waypoint

CASA LOS CORROS

Waypoint

PRADO

Waypoint

COLLADO FARIÑENTU

Waypoint

FARIÑENTU

Waypoint

DESCIDA PARA TUIZA DE ARRIBA

Comments

    You can or this trail