-
-
602 ft
69 ft
0
2.9
5.9
11.73 mi

Viewed 417 times, downloaded 26 times

near Dume, Braga (Portugal)

PERCURSO NÃO SINALIZADO

Em tempos remotos, quando Braga se denominava Bracara Augusta, o rio Cávado seria conhecido como Katavo. De Bracara Augusta, em direção ao norte, com o destino final em Asturica Augusta (Astorga) e com passagem por Lucus Augusti (Lugo), a administração romana construiu aquela a que se designou por Via XIX, que atravessava o rio atualmente chamado de Cávado.
Este percurso lança o desafio de se lembrar ímpares elementos da História, ligando a zona urbana do concelho de Braga ao rio Cávado, por um trajeto nas imediações da Via XIX. São cerca de 18km, num trajeto circular, onde o caminhante poderá sentir a magnitude da herança histórica da cidade de Braga. Desde a evocação do Castro Máximo, no topo do monte Castro e onde se poderá iniciar o percurso com uma panorâmica fantástica sobre toda a área a percorrer, o percurso contempla a passagem em importantes pontos históricos: a Capela de S.Lourenço da Ordem, com uma recriação da Sé de Braga talhada em alto-relevo na fachada; a Capela de S.Frutuoso, datada do século X e considerada uma joia da arquitetura portuguesa; e a Igreja de S.Martinho de Dume. A estes ícones maiores da história bracarense, juntam-se um conjunto de outros motivos de interesse, nomeadamente alguns troços em áreas com uma encantadora e intensa envolvente natural.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
UNSIGNALIZED ROUTE

In ancient times, when Braga was called Bracara Augusta, the Cávado River was known as Katavo. At those times the Roman administration built the Roman Road named Via XIX. Taking the north direction, Via XIX departed from Bracara Augusta, crossed Celano river, passed by Lucus Augusti (actual Lugo) and had as the final destination Asturica Augusta (actual Astorga).
This trail launches the challenge of remembering remarkable elements of history, linking the urban area of the urban area of Braga to the Cávado River by a path that, partially and approximately, evokes the one followed by the Via XIX. There are about 18km in a circular path, where walkers can feel the magnitude of the historical heritage of Braga.
On top of the “Monte Castro” (Castro hill) one can begin the route appreciating the fantastic views over the whole area. The route includes a transitory passage on important historical locations: the “Capela de São Lourenço da Ordem” (São Lourenço Chapel) with a recreation of “Sé de Braga” (Cathedral of Braga) carved in high relief on the storefront; the “Capela de São Frutuoso” (S. Frutuoso Chapel) dated from the X century and today considered a jewel of the Portuguese architecture; and finally the “Igreja São Martinho de Dume” (São Martinho de Dume Church). To these the greatest icons of Braga’s history, a number of other interesting motivations for the visit can be joined in, including some areas with a lovely and intense natural surroundings.
Waypoint

Estádio Municipal de Braga

Waypoint

Igreja de São Martinho de Dume

Waypoint

Centro de Dume

Waypoint

Casa do Lindoso

Waypoint

Santo Estevão o Velho

Tipologia: Villa Cronologia: Romano. Descrição: Em Santo Estevão Velho ou das Pardelhas, nos terrenos a sul da destilaria, há ainda notícia do achado de grande quantidade de cerâmica de construção e comum romana. L. Fontes (1994), refere ainda, que nas zonas menos cobertas por vegetação, se observam vestígios de muros. Em prospecções recentes observamos vestígios de muros e recolhemos bastantes fragmentos de cerâmica comum romana e tégulas; o local encontrava-se coberto de vegetação o que impediu observações mais detalhadas. Apesar de tudo, o conjunto referido de vestígios, a localização do sítio e a sua relativa proximidade com a passagem da Via XIX, permitem-nos admitir uma exploração agrícola de época romana de alguma importância. Fontes, L. 1993
Waypoint

Ponte de Prado

Waypoint

Praia de São Paio de Merelim

Waypoint

Capela De São Brás do Carmo

Waypoint

Parque de Gerizes

Waypoint

Villa Romana Pinhel Pateira

70]. Tipologia: Villa. Cronologia: Romano. Descrição: O local corresponde a uma zona aplanada, que se situa entre a actual estrada Braga/Ponte do Prado e o caminho antigo que julgamos poder corresponder a um troço da via XIX. Em trabalhos de prospecção realizados em 2004, observamos na actual quinta do lugar de Pinhel, vestígios de colunas romanas e fragmentos de cerâmica de construção romana. Estes indícios levaram-nos a proceder a uma prospecção intensiva na área compreendida entre os terrenos desta quinta e a zona conhecida como Pateira. Embora seja difícil precisar, numa zona intensamente revolvida por trabalhos agrícolas, a área de dispersão de materiais, foi possível encontrar materiais de superfície de época romana, nomeadamente fragmentos de cerâmica de construção e alguns fragmentos de cerâmica comum, numa zona relativamente vasta. Numa das quintas, situada já no lugar de Pateira, encontra-se um fragmento de uma pedra de lagar. Não é possível afirmar que se trate de um fragmento de época romana, mas parece-nos que é lícito registar o achado. A proximidade da Via XIX e o excelente potencial agrícola dos terrenos permitem supor uma ocupação de época romana. Julgamos possível relacionar esta exploração com a inscrição encontrada em S. Pedro de Merelim, que menciona um cidadão romano inscrito na tribo Quirina (ID 30032903). Inédito
Waypoint

Ponte de Sobremoure

Waypoint

Troço Via XIX

Waypoint

Cipo Romano

Waypoint

Casa da Pereira

Waypoint

Capela de São Lourenço da Ordem

Waypoint

Capela S. Frutuoso

Waypoint

Quinta Pedagógica

Waypoint

Castro Máximo

Comments

    You can or this trail