Uploaded December 1, 2015

-71 f
2.6
5.2

near Castelo, Setúbal (Portugal)

pt
Estamos em terra de dinossauros e de antepassados nossos que nem Sapiens eram. Muitos são os achados do longínquo paleolítico inferior (500.000 ~ 10.000 A.C.) e do neolítico... as grutas escavadas pelo mar, por exemplo a lapa de Santa Margarida e a gruta da Figueira Brava, localizadas a oeste do Portinho da Arrábida, apresentam vestígios da presença do Homo erectus (400.000 a 200.000 a.C.).
O topónimo Sesimbra poderá ter vindo da tribo celta que aqui viveu muito depois disso, o povo Cempso. E assim o povoado terá sido conhecido por Cempsibriga - povoado fortificado (briga) dos Cempsi. Mais tarde vieram os árabes que se instalaram e construíram o grande castelo. Mas quando comecou a reconquista cristã, foi logo o seu primeiro guerreiro, Afonso Henriques, que tomou o castelo aos "mouros" em 21 de Fevereiro de 1165. No entanto um dos grandes centros muçulmanos da península estava perto (Alcácer) e o castelo mudou de mãos em pouco tempo, tomado em Junho de 1189 e gravemente destruído. Foi só em 1200 que o filho de Afonso, D. Sancho I, tomou o local em definitivo, com a ajuda de um grupo de cruzados Francos que vieram em apoio da conquista de Lisboa e de boa parte da região centro do nosso país.
A caminhada começa junto da Igreja da Senhora do Castelo, há um parque de estacionamento dentro das muralhas do castelo, aberto das 7:00 às 20:00 (Verão) ou 7:00 às 19:00 (Inverno). Saímos pela Porta do Sol, descemos até à estrada N378, que atravessamos e tomamos um estradão à esquerda; pouco metros andados e subimos por um trilho escondido à esquerda. Já no alto, perto do moínho e das antenas, viramos à direita e vamos seguir sempre a direito, passando pelas pedreiras e entrando no território da serra do Risco. Depois, num ponto que está sinalizado, saímos à direita e para trás, começando a descer. Passamos um farol até que chegamos a um planalto que começamos a percorrer, andando para trás como se fossemos regressar ao castelo, até que tomamos uma derivação á esquerda.
Por aqui vamos seguir um bonito e selvagem trilho sobre afloramentos calcários, que nos leva directamente à povoação de Sesimbra.
Descemos à praia, que percorremos até ao seu final, e continuamos depois por estrada de asfalto, que junto do Forte de S Teodósio do Cavalo se transforma em largo estradão de terra batida. Seguimos o estradão até saír à esquerda, para um estreito trilho, ao longo do qual há marcas de tinta roxa e verde nas pedras. Os últimos 100 metros, que descem à praia, são bastante acidentados, mas fazem-se bem. A praia é um local de sonho, onde compensa ficar um pouco, aproveitando para comer o farnel. Depois regressa-se ao ponto onde nos desviamos para a praia, e seguimos para NE, sempre em direção ao castelo. Ao atingir a Rua da Assenta, não nos resta senão virar à esquerda e subir a rua, para retomar a porta do castelo de onde saímos no inicío.
Segui a trilha publicada no Wikiloc pelo Miguel Palmeiro.
en
We are in the land of dinosaurs and of also our ancestors who were not even Sapiens... Many are the findings from the far lower Palaeolithic (500,000 ~ 10,000 BC) and Neolithic ... the caves dug by the sea, for example the cave of St. Margaret and the cave of Figueira Brava, located west of Portinho Arrábida, show signs of the presence of Homo erectus (400000-200000 BC).
The Sesimbra place name may have come from the Celtic tribe that lived here long after that, the Cempso people. And so the town have been known to Cempsibriga - fortified settlement (briga) of Cempsi. Later came the Arabs who settled and built the great castle. But when the Christian reconquest began, it was just his first warrior, Afonso Henriques, who took the castle to the "Moors" on 21 February 1165. However a major Muslim centers of the peninsula was close (Alcácer do Sal) and the castle has changed hands in no time, taken in June 1189 and seriously destroyed. It was not until 1200 that Afonso's son, Sancho I, eventually took Sesimbra, with the help of a group of Frank Crusaders who came in support of the conquest of Lisbon and much of the central region of our country.
The walk begins at the Church of Our Lady of the Castle, there is a car park within the castle walls, open from 7:00 to 20:00 (summer) or 7:00 to 19:00 (winter). We left the castle wall by the Porta do Sol, go down to the N378 road, cross the road and take a dirt road to the left; after walking a few meters we went up by a hidden track on the left. Already at the top, near the windmill and antennas, we turn right and we will continue straight ahead, past the quarry and into the territory of the Risco range. Then, at a point which is signposted, we turn right and slightly back, beginning to descend. We pass a small lighthouse until we reach a plateau, walking backward as if we were returning to the castle, until we see a branch to the left. We turn and follow a beautiful and wild path on limestone outcrops, which leads us directly to Sesimbra village.
We went down to the beach, we go through to its end, and then continue by asphalt road, which at the S Theodosius Fort turns into a wide dirt road. We follow the dirt road until you exit to the left for a narrow path, along which there are purple and green paint marks on the rocks. The last 100 meters, going down to the beach, are quite rough, but not very difficult. The beach is a dream location, where it pays to stay a little, enjoying the packed lunch. Then we return to the point where we deviate to the beach, and went to NE, always toward the castle. Upon reaching the Assenta street we just have to turn left, up the street, to find the path to the same castle gate where we went out at first.

facebook albuns:

Pedreira
Intersection

16 Desvio Praia cavalo

Desvio para descer à Praia cavalo
Beach

02 Vista de Sesimbra 1

Vista sesimbra

10 Vista de Sesimbra 2

Vista sedimbra no estreito trilho sobre rocha calcária

11 Vista de Sesimbra 3

12 Vista de Sesimbra 4

Vista da urbanizacao

20 Vista de Sesimbra 5

Vista sesimbra sobre um tunel da estrada