January 7, 2021

December 2020

near Araçatiba, Rio de Janeiro (Brazil)

Dia 7 - 19/12/2020 - Aracatiba x Bananal
um pouco mais tranquilo. Ficamos um bom tempo curtindo a Lagoa verde e algumas praias.
Nesse dia íamos pernoitar no camping do Juca (bala). Ele até nos ofereceu uma casa. ficamos nela. Mas, depois de um tempo resolvemos ir para outro lugar. Passamos no camping da Cristina mas acabamos ficando na hospedaria do Pedro. Acho que estávamos cansados de tanto camping. Na verdade, tem uma história bem engraçada nisso, mas vou deixar para o blog.

==x==
O cronograma da volta na Ilha Grande foi:
Dia 1 - Abraão x Palmas, chegamos na ilha por volta de meio dia. Almoçamos em Abraão e depois andamos até um camping em Palmas. Recomendo o Camping no final da praia de palmas.
Dia 2 - Palmas x Caxadaço, passando pela praia do Mangue, do Pouso, Lopes Mendes, Santo Antonio, e fazendo um camping selvagem na praia de Caxadaço.
Dia 3 - Caxadaço x Parnaioca - passando pela vila de Dois Rios e assinando presença no posto de controle. Depois indo para a praia de Dois Rios, comendo um bolinho de aipim por ali mesmo, caminhando para toca das cinzas e chegando finalmente na praia de Parnaioca.
Dia 4 - Dia de ficar de bobeira, descansando em Parnaioca. Recomendo d+.
Dia 5 - Parnaioca x Aventureiro - passando pela praia do Leste, Sul, andando sobre o Costão do Demo, praia do Demo e finalmente em Aventureiro.
Dia 6 - Aventureiro x Araçatiba - dia bem cansativo - passamos pela praia de Proveta, onde almoçamos por ali e fizemos um pequena compra no mercadinho e seguimos até Araçatiba.
Dia 7 - Araçatiba x Bananal - dia cansativo - passando rapidamente na praia da Cachoeira, Lagoa Verde, Praia Longa, Ubatuba, Tapera, Sítio Forte, Manguaraquissaba, Passaterra, Matariz, e finalmente na praia de Bananal.
Dia 8 - Bananal x Abraão - praia de Araça, Freguesia de Santana, Japariz, Funil, Saco do Céu, Galo, Perequê, Feiticeira, Cachoeira da Feiticeira, o Aqueduto, a antiga prisão de Lazaretto, Praia Preta e finalmente terminando essa caminhada no ponto onde começamos tudo: Igrejinha de Abraão.
Dia 9 - Ficar em Abraão de bobeira até a hora da barca nos levar de volta.

Hospedaria Araratiba

Entrada da trilha

Praia da Cachoeira

Esquerda para ir até a Lagoa Verde

Esquerda para a Lagoa Verde, direita continua a trilha

Lagoa Verde

Praia Longa

Igreja

Pausa pra tomar um sorvetinho

Direita

Cume

Ubatuba

Praia de Tapera

Sitio forte

Pico

Praia de Manguaraquissaba

Passaterra e um pequeno descanso antes da subidona

Entrada da trilha é subindo, não beirando o mar