Moving time  8 hours 45 minutes

Uploaded June 2, 2018

Recorded June 2018

5.1

near Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia sentido Petrópolis a Teresópolis com trecho para os Portais de Hércules, realizada entre os dias 31/5 e 2/6/2018.

Os ingressos do parque podem ser comprados na portaria, mas em dias de feriado é recomendável comprar com antecedência pelo site do PARNASO, inclusive os pernoites nos abrigos e as duchas quentes.

Os abrigos possuem as opções camping/ beliche/ bivaque, ducha quente a pagamento, banheiro e água.

Dia 1 ~8km
Dia de subida continua e pesada, até o abrigo do Açu. Visual incrível. Há pontos de água no caminho.

Dia2 ~8km
Dia pesado de contínuos sobe e desce.

Pouco depois do abrigo do Açu há a bifurcação para os Portais de Hércules: vale muito a pena. Ida e volta (só trilha) podem ser feitos em 1-1:30h. Se possível deixar as mochilas.

Pontos de atenção para o resto da trilha:
* Elevador: subida muito íngreme a fazer com o auxílio de grampos de vergalhão fixados na trilha. Atenção, alguns grampos estão soltos e alguns estão faltando.
* Mergulho: descida perigosa a fazer com o auxílio de uma corda ou sentados. Se possível, descer as mochilas primeiro.
* Cavalinho: trecho vertical na encosta da montanha. Recomendável subir sem mochila, usar uma corda para içar as mochilas e depois usar a corda como apoio para subida dos demais do grupo.

Pouco antes do abrigo 4 há uma bifurcação para a Pedra do Sino, ponto mais alto da travessia e com um visual fantástico. Vale a pena ir lá para ver o por do sol ou o amanhecer. Da bifurcação, a trilha até o topo pode ser percorrida em uns 5-10min.

Há pontos de água no caminho, mas no 2o dia é recomendável carregar mais água desde o abrigo do Açu (2litros)

3o dia ~10km
Dia leve de descida continua, até a entrada do parque em Teresópolis. Pontos de água no caminho (duração total 3-4h)

ATENÇÃO: track levemente fora de trilha em algumas partes.