Time  one day 8 hours 36 minutes

Uploaded September 14, 2020

Recorded September 2020

6.0

near Barão de Cocais, Minas Gerais (Brazil)

Circuito pelas serras de Cambota e do Garimpo, realizado em 2 dias de forma autônoma, a partir de Barão de Cocais. Para facilitar o acesso, o tracklog está marcado desde o terminal rodoviário de Barão.

COMO CHEGAR:
O circuito tem como base a cidade de Barão de Cocais, que dista aproximadamente 95km da capital Belo Horizonte, sendo o principal acesso via BR-381, completamente asfaltado. Como se trata de um circuito, é possível fazer em veículo próprio, deixando-o estacionado em Barão.

A partir de Belo Horizonte, há ônibus diários com diversos horários para Barão, trecho contemplado pela empresa Pássaro Verde. Há também a possibilidade de ir de trem, com saídas diárias de BH às 07:30.

Caso opte pelo transporte coletivo, o retorno pode ser feito a partir de Cocais (distrito de Barão), não precisando retornar à cidade de Barão. Caso opte pelo trem, há um outro caminho mais interessante desde as cachoeiras de Cocais até a estação ferroviária Dois Irmãos.

Para adiantar a caminhada, há possibilidade de combinar um táxi desde Barão e seguir até o acesso para cachoeira Cambotas.

A TRILHA:
Desde o terminal rodoviário de Barão de Cocais, segue-se por um trecho urbano até a Estrada Cambotas, totalizando 3,1km. A partir daí a caminhada é por uma estrada de terra em aclive constante até a bifurcação entre a Estrada Real e o caminho que leva às cachoeiras de Cambotas. Em determinado ponto a estradinha acaba, tornando-se um caminho amplo, porém com alguns obstáculos. No acesso à cachoeira Cambotinha, descemos por uma trilha à esquerda até o leito do córrego São Miguel. De lá seguimos pelas margens até um poço denominado cachoeira Cambotinha.

No retorno pegamos uma outra trilha, interceptando a estradinha precária mais adiante. Passamos por uma área interessante para acampamento entre eucaliptos e pinheiros e chegamos à cachoeira de Cambotas. Há um poço interessante, porém há muito lixo no local.

Tomamos uma trilha que segue para o norte, iniciando a subida mais forte da Serra de Cambotas. Passamos pelo córrego São Miguel e alguns afluentes no percurso, últimos pontos de água antes de chegar no miolo da serra. A subida termina em um pequeno platô, no mirante para o Ita-Maraen, de lá uma forte descida leva ao fundo do vale, onde passa um pequeno afluente do Ribeirão Cocais. Desse afluente a caminhada segue no rumo norte-noroeste até o Pico da Bandeira, contornando-o e seguindo no rumo sul-sudeste até a área de acampamento, nas proximidades do Ribeirão Cocais.

Do acampamento seguimos para uma estradinha próxima e, após um pequeno atalho, seguimos descendo por ela até uma ponte de pedra sobre o Ribeirão Cocais. Após a ponte deixamos a estradinha em favor de uma trilha que logo embrenha em uma matinha e depois segue em meio a um samambaial.

A trilha desemboca no Ribeirão Cocais, alguns metros abaixo da cachoeira do Chiado. Atravessamos o ribeirão e visitamos a cachoeira. Após o banho, seguimos descendo pelo leito, até interceptar a trilha bem mais abaixo. Logo no começo da trilha há a possibilidade de pegar água em um afluente do Ribeirão Cocais. A caminhada passa ainda pela cachoeira do Leão e a de Cocais antes de subir a serra e sair pela portaria do Sr Oliveira, onde é cobrada uma taxa pela passagem no terreno.

Após a saída da propriedade seguimos pela Estrada Real até o retorno à cidade de Barão de Cocais.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de baixa dificuldade técnica, na sua maior parte, predominam aclives e declives suaves e moderados, com algumas travessias de pequenos cursos d'água. Há alguns trechos de subida ou descida mais forte e outros bem irregulares. Para iniciantes considero uma trilha moderada, ideal para uma primeira incursão em trilha com pernoite.

- Há boa oferta de água na rota, no entanto se atente aos pontos e faça o planejamento para não ficar sem água.

- A trilha não está inserida em nenhuma unidade de conservação, entretanto o acesso é livre e permitido. Para que continue como tal, é fundamental o respeito com os moradores locais e com sua propriedade, além fechar as tronqueiras/porteiras/cancelas sempre que passar por elas.

- Sinal de telefone em boa parte do trajeto, principalmente nos pontos mais altos.

- Embora pareça ser um trajeto longo para dois dias, pode ser feito desta forma sem dificuldades, desde que a caminhada se inicie cedo nos dois dias. Quanto mais cedo se iniciar, mais tempo terá para aproveitar os principais atrativos da rota.

- Há uma espécie de quiosque na saída da propriedade do Sr Oliveira, sendo um possível ponto de apoio para aquisição de bebidas e algum lanche. O acampamento é no estilo natural ou "selvagem", isto é, não há infraestrutura. Portanto é recomendável ter experiência no transporte de cargueiras e na montagem de acampentos.

Curral velho

Direita - Estrada Real

Córrego Pedra Pintada

Mirante rio

Ponto de água na outra margem

Capão de mata 2

Terminal Rodoviário

• Photo of Jôse e Gabriel

Jôse e Gabriel Jan 3, 2021

Linda travessia e um ótimo passeio para um final de semana ou feriado. A trilha do Hélio, como sempre, é muito bem informada. Nossa turma não conseguiu fazer em dois dias. Ficamos um dia a mais e ainda encurtamos a caminhada.

• Photo of Lucas Novaes

Lucas Novaes Jan 4, 2021

Ótima trilha. Belas paisagens e cachoeiras.

• Photo of Hélio Jr

Hélio Jr Jan 4, 2021

Jôse e Gabriel, Lucas Novaes,

agradeço pelo feedback. Bons ventos!