Moving time  one hour 55 minutes

Time  3 hours 31 minutes

Coordinates 1092

Uploaded January 20, 2019

Recorded January 2019

-
-
2,033 f
1,539 f
0
1.1
2.2
4.37 mi

Viewed 27 times, downloaded 1 times

near Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

O circuito teve início no estacionamento da Capela Mayrink, a partir de onde seguimos pelo Caminho do Mesquita, com breve parada no Centro de Visitantes, até a estrada, onde viramos à direita e caminhamos até a Árvore do Tempo. Dali, seguimos pela trilha Aluísio até a Ponte Barcelos, onde bifurcamos e a atravessamos, continuando até a Estrada Princesa Imperial, que mais a frente se torna Estrada Escragnolle. Seguimos pela estrada, passando pelo Jardim dos Manacás e, logo depois, pelo Restaurante "Os Esquilos", onde há uma área ideal para pequenos recitais ao ar livre!

Do outro lado do restaurante, pegamos o Caminho da Barreira, que nos leva até a Fonte Humaitá (na Estrada Major Archer), onde há uma antiga banheira com uma fonte (não potável!). À direita da banheira, seguimos por outra trilha até chegar à Gruta Gabriela, onde seria nosso lanche.

Entretanto, boa parte do grupo seguiu adiante até a Gruta da Cascata, pouco acima. Depois de um banho refrescante, voltamos à Gruta Gabriela.

Se havíamos chegado à Gruta Gabriela pela direita (do ponto de vista de quem está de costas para a gruta), era hora de voltarmos pela esquerda, em direção ao Recanto Paulo e Virgínia, próximo de onde ficam as grutas Paulo e Virgínia e Bernardo de Oliveira.

Atravessando a Estrada Major Archer, continuamos a trilha até a Cascata Gabriela, passando pelo Abrigo do Vale da Saudade (uma pedra em tal formato que convida o caminhante a querer segurá-la).

Em frente à Cascata Gabriela fica a Ponte Glaziou. Seguimos o caminho pela trilha à direita (do ponto de vista de quem está de costas para a cascata).

Pouco depois, antes de chegar ao Restaurante "Os Esquilos", bifurcamos à esquerda, descendo até o Caminho Dom Pedro Augusto (conhecido como "Trilha adaptada"), por onde continuamos à esquerda, até chegar na Estrada dos Picos.

Dali, seguimos pela direita, pela estrada mesmo, até o Barracão, continuando à esquerda até o Recanto do Tai-chi (poucos metros depois), e depois seguindo à direita pelo Caminho do Mesquita até o estacionamento da Capela Mayrink (passando antes, novamente, pelo Centro de Visitantes).

Notas:
1. Apesar do circuito ter começado no estacionamento da Capela Mayrink (local marcado como final), o tracklog só começou a ser registrado a partir da Árvore do Tempo.
2. Dentro da Floresta da Tijuca, a Estrada Princesa Imperial muda de nome para Estrada Escragnolle e, depois, para Estrada Major Archer.
Photo

Ponte Barcelos

Photo

Restaurante A Floresta

Photo

Fonte Humaitá

Também conhecida como "Banheira" ou "Praça Isabel"
Photo

Início da trilha ao lado da Fonte Humaitá

Photo

Gruta Gabriela

Photo

Gruta da Cascata

Também conhecida, pelo grupo, como Cachoeira Maanaim.
Photo

Descer

Photo

Inicio da trilha em frente ao Recanto Paulo e Virgínia

Photo

Abrigo do Vale da Saudade

A brincadeira aqui é fingir que está sustentando a pedra!
Photo

Cascata Gabriela

Photo

Bifurcar à esquerda

Bifurcar à esquerda antes de chegar ao Restaurante "Os Esquilos".
Photo

Fim do Caminho Dom Pedro Augusto (trilha adaptada)

3 comments

  • Photo of ailtonribeiro184

    ailtonribeiro184 Jan 21, 2019

    A Cascata Gabriela fica ao lado da Gruta Gabriela no Recanto Gabriela ( Veja no GOOGLE). O Grupo Voluntários do Parque gosta de dar nomes a lugares tradicionais e já nominados. É o casa da Cascata Glaziou no Recanto Glaziou que colocaram o nome de Gabriela.

  • Photo of dsilva.rocha

    dsilva.rocha Feb 22, 2019

    Ailton, acho que esta cascata a que você se refere na verdade é a Cachoeira Diamantina. Em todos os mapas que tenho e até naquele em azulejo na cascatinha consta esse nome.

  • Photo of ailtonribeiro184

    ailtonribeiro184 Feb 26, 2019

    dsilva.rocha

    A Cascata Diamantina fica no Recanto Paulo e Virginia, logo acima da Cachoeira Gabriela e da Cachoeira da Baronesa.

    Estou falando da Cascata Gabriela, que praticamente só existe após dias de chuva, fica ao lado da Gruta Gabriela no Recanto Gabriela.

    Reconheço que há uma certa confusão entre essas Cacatas. Mas não há confusão com a antiga Cascata Glaziou que fica no Recanto Glaziou, pelo menos até esse grupo de Voluntários do PNT começar a dar nomes a lugares já estabelecidos há muitos anos.

    Ailton

You can or this trail