6.4

near Itacolomi, Minas Gerais (Brazil)

- Circuito 360 (Peixe Tolo x Rabo de Cavalo) Completo - Parte alta/baixa

Circuito realizada em 2 dia e 1 noite na parte alta e baixa da Cachoeira do Peixe Tolo e Rabo de Cavalo no PE Serra do Intendente.

- Dia 1: Iniciamos a travessia por volta das 10hs chegando no Camping por voltas 17hs em grupo e num ritmo tranquilo. O primeiro dia é subida grande parte do dia, com água de abastecimento apenas no início e no córrego que deságua na Cachoeira do Peixe Tolo. Chegando no alto da Serra você avistará toda a extensão do Cânion do Peixe Tolo e um pouco mais adiante a área de Camping.

Todo percurso do primeiro dia segue em aclive, não há dificuldades técnicas, mas pra quem não tem costume torna-se cansativo.

No Acampamento tem um pequeno riacho um pouco abaixo sentido direito, aproveite e veja os Picos da Lapinha e o incrível Pôr-do-sol.

- Dia 2: Saímos do Camping por volta das 6hs, todo percurso segue em declive, em alguns trechos não há trilha marcada, necessitando ficar atendo ao GPS, seguindo o track não haverá dificuldades. O mirante do Peixe Tolo é recomendado ir só com uma mochila de ataque, seu trajeto se torna confuso ao chegar numas pedras sem trilha, mas com muita atenção verá que é bem tranquilo a orientação.

Outro ponto interessante é o mirante da Cachoeira Rabo de Cavalo, trilha bem marcada e fácil acesso, logo saindo deste ponto, o trajeto até a parte alta da Cachoeira do Altar a trilha se torna um pouco confusa, mas verá que a trilha está bem pisoteada.

Ao chegar na parte alta da Cachoeira do Alta tem duas opções, você pode seguir margeando a esquerda do rio e descer pela própria cachoeira, trajeto tranquilo, mas não recomendado com chuva, caso contrário continue a segui o track.

Saindo da Cachoeira do Altar, tem uma trilha que segue mata acima, um aclive bem acentuado e mais alguns km volta a descer. Transpondo essa parte o restante é bem tranquilo.

Chegando na parte baixa do parque segue a esquerda para Cachoeira Rabo de Cavalo, trilha bem marcada com placas e corrimões, depois siga para o bar/restaurante do Geraldo para fazer outro ataque na Cachoeira do Peixe Tolo, trilha bem pisoteada, mas muito cuidado ao leito do rio nos pula pedras.

O track ficou bem limpo e fácil de navegar.

# VÍDEOS DESTA TRIP--------------------------------------------------------------------------------
Circuito 360 (Peixe Tolo x Rabo de Cavalo) Completo

Circuito (Peixe Tolo x Rabo de Cavalo 360º) Jan/2017

Circuito (PE Serra do Intendente) 360°
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
# Trilhando! (Trekking e Natureza)

- Facebook: www.facebook.com/groups/trilhandotrekking/

FIM DA MATA FECHADA

FIM DA SUBIDA

H2O

INÍCIO E FIM - RESTAURANTE (ALMOÇO - GERALDO)

INÍCIO DE SUBIDA FORTE

MIRANTE CACHOEIRA DO PEIXE TOLO - CUIDADO!!

MIRANTE PARA CACHOEIRA RABO DE CAVALO

ESQUERDA ATALHO SEM TRILHA

CERCA PARA ESTRADA

• Fábio Moreira Apr 24, 2018

Trilha com incrível visual do Cânion do Peixe Tolo por cima. Subida muito puxada no primeiro dia, mas que vale muito a pena. Exige bom preparo físico. Tracklog completo esse!

• Photo of fernandalves

fernandalves Aug 20, 2018

Segui a trilha e foi maravilhoso, paisagens lindas e nível médio para montanhista a subida que peguei no primeiro dia foi pesada hehe, não fiz todo o circuito, o que o meu grupo aproveitou foi: Parte alta Peixe Tolo x Rabo de Cavalo (Parque Estadual do Intendente).
    Obs.: Primeiro dia sem água, então se programe bem...

• Photo of Moises_Lima

Moises_Lima Sep 4, 2018

Circuito incrível. Vale muito a pena o esforço.