Uploaded July 12, 2018

Recorded July 2018

1.7
3.5

near Espot, Catalunya (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Carros de Foc Open, trekking no Parque Nacional de Aigüestortes i Estany de Sant Maurici, com inicio em Planell de Aigüestortes, com aproximação desde a localidade de Boi em táxi, realizado em cinco etapas com pernoita nos refúgios de Colomina, Amitges, Colomèrs e Ventosa (central de reservas online)

ETAPA 3/5
REFUGIO D`AMITAGES (2310m) - REFUGIO DE COLOMÈRS (2100M)

Hoje o dia reserva-nos uma jornada descontraída, é a mais curta da nossa aventura no Carros de Foc, fruto do avanço já dado na etapa de ontem. O despertar foi ligeiramente tardio, comparativamente aos dias anteriores. Relaxadamente preparamos-nos para o pequeno-almoço, que à semelhança do jantar foi muito diversificado e bom, e só depois preparamos as mochilas para começar a jornada.

A etapa começa no amplo caminho de terra que segue à esquerda do refúgio por entre os lagos de Barbs e Munyidera, para subir rapidamente ao Port de Ratera, a pouco mais de 2600 metros de altitude. À medida que progredimos e vamos ganhando altitude, começam a surgir bocados de neve que atravessamos, sempre que possível, ou contorna-mos, por segurança, quando necessário. As panorâmicas atrás de nós são magníficas, os lagos que acabamos de atravessar reluzem com os primeiros raios de sol do dia.

Já no alto do Port de Ratera, seguimos a GR211-4, que segue pela nossa direita em direção ao vale que forma o circo de Saboredo, pintado de esplendidos lagos de todos os tamanhos e formas: Lago de Naut; Major de Saboredo e Deth Miei. Depois de passar este último alcançamos o Refúgio de Saboredo, sendo um dos quatro refúgios onde não pernoitamos, apenas fizemos uma pequena pausa para relaxar e “sellar o forfait” de Carros de Foc.

A etapa continua em direção a Col de Sendrosa, atravessamos o Lago de Baish e começamos a subir, progredindo por caminho de pé posto e alguma rocha até ao canal que nos leva ao cume de Sendrosa. Já no alto, e como é expectável, o caminho começa a descer fortemente, vencendo-se a pendente rapidamente. À medida que vamos perdendo altitude a vegetação começa a marcar presença, convertendo a paisagem num cenário digno de cartão postal. No horizonte começa a surgir um bonito lago, o Lago de Cloto de Baish, continuamos a descer em direção ao lago, aproveitando a sua margem para fazer a pausa para o almoço, apreciando a esplêndida beleza natural do momento.

Já de estômagos aconchegados retomamos o trilho que sobe ligeiramente até à represa do Lago Major de Colomèrs a qual atravessamos para a margem contrária, onde o trilho contorna o lago e nos leva até ao Refúgio de Colomèrs, local de pernoita desta jornada.

FICHA TÉCNICA (ETAPA 3/5)
REFUGIO D`AMITAGES (2310m) - REFUGIO DE COLOMÈRS (2100M)

Realização: 4 de Julho 2018
Percurso: Refugio d`Amitges - Port de Ratera - Refugio de Saboredo - Coll de Sendrosa - Refugio de Colomèrs
Distancia: 11,2 km
Acumulado negativo: 965m
Pernoita: Refugio de Colomèrs

ETAPA 1/5
PLANELL DE AIGÜESTORTES (1810m) - REFUGIO DE COLOMINA (2420m)

ETAPA 2/5
REFUGIO DE COLOMINA (2420m) - REFUGIO D`AMITAGES (2310m)

ETAPA 3/5
REFUGIO D`AMITGES (2310m) - REFUGIO DE COLOMÈRS (2100M)

ETAPA 4/5
REFUGIO DE COLOMERS (2310m) - REFUGIO DE VENTOSA I CALVELL (2220m)

ETAPA 5/5
REFUGIO DE VENTOSA I CALVELL (2220m) - PLANELL DE AIGÜESTORTES (1810m)

TRILHA COMPLETA
CARROS DE FOC OPEN EM 5 ETAPAS DESDE PLANELL DE AIGÜESTORTES

Página oficial Carros de Foc Open: www.carrosdefoc.com

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

www.facebook.com/caminhantes.pt

• Photo of DiogoPmoreira

DiogoPmoreira Jul 26, 2018

Tiveram dificuldade com a neve?

• Photo of Caminhantes

Caminhantes Jul 26, 2018

Olá mktHiker
    A neve foi facilmente ultrapassada, só no Coll de Tumeneia e de Contraix é que foi necessário ter mais cuidado porque não tinhamos crampons.
    Obrigado mktHiker por comentar a nossa trilha.