Download

Distance

3.69 mi

Elevation gain

495 ft

Technical difficulty

Easy

Elevation loss

495 ft

Max elevation

1,079 ft

Trailrank

65 4.5

Min elevation

790 ft

Trail type

Loop

Coordinates

1524

Uploaded

May 2, 2021

Recorded

March 2021
  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
Be the first to clap
2 comments
 
Share
-
-
1,079 ft
790 ft
3.69 mi

Viewed 220 times, downloaded 5 times

near Sobrosa, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure



CAMINHOS DE SOBROSA

Trilho inserido no Projeto Caminhar pelo Património (paisagístico, monumental, arqueológico, …) de Paredes, que pretende dar a conhecê-lo e a vivê-lo, desfrutando-o e preservando-o. Percurso de tipologia circular, com cerca de 6kms que nos leva a conhecer alguns dos lugares e recantos mais curiosos de Sobrosa.

Tem inicio e término no Jardim de Soverosa e que tem uma duração de cerca de 2 a 3 horas. No decurso deste trajeto percorremos campos verdejantes de cultivo agrícola onde se pode ver e conhecer palheiros e espigueiros tradicionais. Ao nível patrimonial destaca-se algumas das casas mais emblemáticas da freguesia como é caso da Portela ou a Casa de Rial.

Trata-se de um trilho muito acessível, sem declives acentuados e que não apresenta troços técnicos nem de especial exigência física, percorre caminhos rurais, caminhos de terra e calçadas em paralelo.
Pode-se interligar com o Trilho de Louredo da Serra quando se chega à Avenida da Cruz. Aí, vira-se à direita e logo a seguir à esquerda, subindo a Rua da Venda até se chegar à Casa da Venda (antigo Sanatório), ponto de ligação com o referido trilho. É um trilho com exposição solar (embora tenha um ou outro trecho com sombra). É aconselhável ser feito na primavera ou no outono (no verão, preferencialmente no período da manhã). Nos meses de inverno, se chover, torna-se bastante lamacento e escorregadio.

FICHA TÉCNICA OFICIAL
Tipo de percurso: PR circular; de teor ambiental e patrimonial
Distância: cerca de 6KM
Duração média: 2 horas
Grau de dificuldade: III – médio
Ponto de partida e chegada: Jardim de Soverosa
Acessos: E.N. 106-2/ E.M. 597





JARDIM DE SOVEROSA
O Jardim de Soverosa está equipado com palco multiusos, esplanada, bar de apoio, WC e parque infantil. É um espaço contíguo ao Lar de Idosos, em que foram preservadas as características do campo, permitindo o contacto dos utentes da instituição com a natureza. Neste local tem o início este percurso pedestre, com cerca de 6 quilómetros, que percorre vários caminhos da freguesia, e onde se pode admirar o património edificado e ambiental.

CASA DA IGREJA


Edificada em 1796, foi berço do Padre António Moreira de Meireles, Pároco de Sobrosa e grande benemérito da freguesia. Por sua disposição testamentária, foi fundada a Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, com sede nesta casa.


CASA DO BODO (1708)
Situada junto à Presa do Adro, próxima do local onde existiu a antiga Igreja Paroquial de Sobrosa, esta casa foi reedificada em 1708 por Manuel Gonçalves, como atesta uma pedra no seu interior. A Casa do Bodo foi referência, no séc. XVIII, de um acordo antenupcial para satisfação dos encargos de doação entre o casamento de Bento Coelho da Silva Camello, filho dos senhores da Casa de Muro, e Clara Moreira Rocha Brito, deixada por sua mãe, Ana Joaquina Coelho. Deste modo, a Casa do Bodo ficou a ser proprietária do casal, bem como de outros bens monetários deixados nessa mesma escritura pré-nupcial. O primeiro filho do casal, António Coelho da Rocha e Silva veio a casar com Maria Augusta Meireles, tendo vivido na Casa da Varziela pelo facto da Casa do Bodo já se encontrar ocupada por seus pais. Deste enlace resultaram 5 filhos, tendo todos eles casado e mudarem-se para outros locais. A exceção coube à ultima filha mais nova, Irene dos Anjos Coelho Meireles, que viveu na Casa do Bodo até a sua morte, não tendo deixado filhos herdeiros. Atualmente, encontra-se nas mãos de um herdeiro da casa, seu sobrinho, mantendo a continuação da posse do imóvel nas mãos da família Coelho Meireles, tendo-a restaurado merecendo o agradecimento da população local e do concelho, pela preservação do património.

CASA DOS FERREIROS
Edifício com origens anteriores ao século XVI, possui uma torre ameada. Na sua fachada encontra-se uma carranca com um pia de água que se supõe ser uma pedra tumular. A casa possui um altar no seu interior, do tempo do Padre Adriano Moreira de Pinho, falecido em 1839. É oriundo desta casa o Professor Joaquim de Meireles, grande personalidade do século XIX e que exerceu diversificados cargos públicos.

CASA DO MURO
Edificada em 1724, possui uma grande fachada do século XIX. É oriundo desta casa o Padre José Coelho da Silva.

CASA DA PORTELA
Reedificada em 1796 pelo Padre António Ferreira Coelho, Vigário da freguesia de Sobrosa, destaca-se pelo conjunto formado pelo seu grandioso portal, casa de habitação e passadiço junto. Foi berço de inúmeras personalidades, destacando-se o Padre José Coelho da Silva Meireles, o Alferes Bento Coelho da Silva Barbosa e seu irmão, o Doutor Bento Portela, entre outras figuras ilustres.

CRUZEIRO DE GUINDO


Data de 1594, tendo a inscrição “DO MILAGRE”. A sua origem está relacionada com a lenda de um cavaleiro que por ali passou. Situa-se sobre um grande penedo, no alto de um monte, de soberbas vistas, e tem como particularidade o facto de possuir a cruz inclinada para a frente.

CASA DA VARZIELA
Casa antiga, foi do Padre João Pinto da Veiga, ali falecido em 1729. Possui uma capela interior, com altar neoclássico, do tempo do Padre José Coelho da Silva, que ali viveu, tendo falecido em 1895.

PALHEIROS DAS CASAS DE VILA NOVA DE CIMA E VILA NOVA DE BAIXO
As Casas de Vila Nova de Cima e de Vila Nova de Baixo formam um núcleo rural interessantíssimo do ponto de vista cultural e paisagístico. Referidas já em 1519, sofreram intervenções até ao século XIX, sendo de realçar as casas de habitação, de lavoura, os palheiros e o espigueiro, bem como o moinho de água.

CAPELA E CASAS DE REAL


Edificada em 1764 por ordem de Damiana Coelho de Sousa, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. A sua imagem tem sido admirada pela sua beleza e singularidade, bem como o retábulo onde se encontra. Junto à capela encontra-se a Casa de Real, cuja padieira ostenta a data de 1712. A poucos metros localiza-se a casa que foi do Morgado de Mouriz, datada de 1613, com brasão dos Pintos.

Pode consultar mais informação em DESDOBRÁVEL DO PERCURSO





Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

JARDIM DE SOVEROSA

Waypoint

CASA DA IGREJA

Waypoint

CASA DO BODO

Waypoint

QUINTA DA BICA

Waypoint

RIBEIRO

Waypoint

CARREIRA DA SILVEIRA

Waypoint

CASA DO MURO

Waypoint

CASA DA PORTELA

Waypoint

CRUZEIRO DE GUINDO

Waypoint

PRESA E FONTE DA ABELHEIRA

Waypoint

PALHEIROS E ESPIGUEIRO DE VILA NOVA

Waypoint

RIO ASMES

Waypoint

CASA DE REAL

Waypoint

CASA DA CRUZ

Waypoint

RUA DE SOVEROSA

2 comments

  • Fernanda Pacheco 1 Jul 4, 2021

    I have followed this trail  View more

    Percurso com algum asfalto que dá a conhecer Sobrosa, em Paredes.

  • bibaportugal Jul 25, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Existem partes com vegetação tao densa que obriga voltar para trás e encontrar alternativas

You can or this trail