September 29, 2019

September 2019

Viewed 2065 times, downloaded 90 times

near Borda do Campo, Paraná (Brazil)

Caminho do Itupava, iniciamos a trilha pela mata do trailer do iap até casa do Ipiranga. Apartir deste local iniciamos o caminho pelos trilhos de trem, retornamos alguns metros pelos trilhos sentido ctba, até a Roda d' água, onde voutamos a seguir os trilhos sentido Morretes até a estação Marumbi. De lá pegamos uma trilha onde chegamos a uma estrada de acesso restrito passamos o posto do iap e segumos em direção a (Ponte do rio do Nunes), onde finalizamos o trekking.

null

• Photo of VC Trilhas

VC Trilhas Nov 26, 2020

Sou de Minas e quero muito fazer esse caminho de Itupava. Os trilhos estão desativados? Vi pelas fotos que existem algumas pontas e túneis.

• Photo of wilfm

wilfm Mar 1, 2021

Muito pelo contrário, os trens estão mais rápidos e silenciosos, há relatos de gente que se jogou viaduto abaixo para escapar do trem. Na verdade é proibido andar pelos trilhos do trem.

• Photo of joel ferreira 11

joel ferreira 11 Jul 19, 2021

Qual seu Instagram

• Photo of thaeasy

thaeasy Sep 26, 2021

Já fiz a trilha algumas vezes, e aúltima vez foi mês retrasado (final de julho de 2021)
    A trilha está fechada "pra manutenção", portanto oacesso está proibido, mas eu fui mesmo assim por minha conta e risco.
    A realidade é que a trilha está completamente abandonada, com vários trechos bloqueados por contas de àrvores caídas e vegetação tomando conta. Uma das pontes de madeira que cruza um dos rios está com algumas estacas de madeira quebradas e bem frágeis.
    Ainda assim é possível fazer a trilha, mas é preciso muita cautela ao atravessar as pontes suspensas que cruzam os rios.
    Os trilhos do trem e a parte oficial da trilha depois do cadeado são as únicas partes que ainda estão conservadas. Os trilhos continuam conservados pois é a única parte da trilha que recebe investimento, porque os trens continuam passando ali.
    É uma pena ver que o poder público e a iniciativa privada estão brincando de batata-quente com a trilha que está abandonada há meses.