Uploaded October 12, 2014

Recorded October 2014

2.3
4.5

near Folgosa, Viseu (Portugal)

Percurso circular, pelo Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade pela UNESCO, sem grandes exigências técnicas, com alguns aclives e declives extensos e acentuados, por terrenos xistosos, maioritariamente por estradões entre vinhas e olivais.
Inspirados pela imagem poética de Miguel Torga, caminhamos através de um doce mar de mosto, até terras de Galafura. Com início na Estação de Covelinhas, seguimos para a vila, tendo o rio Douro como companhia. Covelinhas nasceu e cresceu com vista para o rio Douro, nele reflectindo toda a sua simplicidade. Junto à margem passa a linha de caminho de ferro, que possibilita, saindo da Régua e indo até ao Pocinho, um dos mais belos itinerários ferroviários de sempre.
Num cenário em que o rio Douro e a vinha são a vista principal seguimos encosta acima por entre socalcos e patamares cobertos de vinhas, contemplando paisagens de cortar a respiração. O leito do Douro corre em curvas e contracurvas, outrora sinuoso e tantas vezes perigoso, hoje mais calmo, fruto das barragens…
A natureza é aqui bela e selvagem, mas o homem teimou em cultivar estas encostas de inclinação vertiginosa, onde a terra é de pedra. Há dois mil anos, os romanos já produziam ali vinho. No século XII, são os monges de Cister que desenvolvem a cultura. O néctar que dali sai é dos deuses e a região cresce em fama e proveito. Em 1756, D. Sebastião Carvalho e Melo, ministro do rei D. José I e futuro Marquês de Pombal, ordena a delimitação da área, com marcos de feitoria, onde o vinho do Porto é produzido, nascendo assim a primeira região vitícola regulamentada do mundo.
Lá seguimos até ao alto do Monte de S. Leonardo em Galafura. Galafura terá provindo do nome de um rei mouro que governava o fortim de São Leonardo, chamado “Galafre”. Tem-se como certo que foram os romanos que fundaram esta povoação, justamente na encosta do Monte de S. Leonardo, formado de sílex e quartzo, no lugar ainda hoje denominado “Fonte dos Mouros”, onde existe uma verdadeira necrópole medieval (séculos IX – XI), conhecida por “Cemitério Mouro”, com sepulturas de crianças consideradas únicas.
É um troço duro, com um aclive acentuado e extenso mas com algumas paragens pelo meio fez-se bem. Chegamos ao Monte de S. Leonardo de Galafura à hora do almoço, local perfeito para a pausa de almoço. Juntando aquilo que trazíamos com o que havia no café / restaurante de S. Leonardo tivemos um agradável festim.
Depois do almoço fomos ao Miradouro e Capela de S. Leonardo da Galafura, daqui podemos admirar o vale do Douro em todo o seu esplendor. É um dos mais enigmáticos miradouros da região duriense e também local amado por Miguel Torga, poeta tantas vezes indigitado para o Prémio Nobel. Nascido a poucos quilómetros de Galafura, na aldeia de São Martinho de Anta, era contemplador assíduo das águas do douro que correm lentamente lá no fundo. Em 8 de Abril de 1977, Torga inspirado pelo Douro, faz-lhe uma das mais belas homenagens… um poema, que hoje se encontra eternizado na fachada da Capela de S. Leonardo.
Após declamação de poema em singela homenagem ao poeta e a foto da “praxe”, iniciamos o regresso à estação de Covelinhas, passando ainda na gruta (ou mina) de D. Mirra, localizada no maciço rochoso em que assenta a ermida de S. Leonardo. O regresso fez-se descendo o monte por entre vinhedos e olivais com algum corta-mato à mistura, mas sempre com o rio à nossa frente. Chegamos a Covelinhas, passamos por algumas ruelas do casario e pela Igreja Matriz, ainda paramos na antiga escola primária, hoje sede da associação local, para um pequeno reforço e daqui seguimos para a estação de Covelinhas onde terminou este agradável percurso.

CAPELA COVELINHAS

PANORAMA RIO DOURO

MARCO DE FEITORIA (POMBALINO)

Provisioning

RIBEIRO

• Photo of daniel belxior

daniel belxior Oct 8, 2017

Paisagens de cortar a respiração.