Download

Distance

1.9 mi

Elevation gain

902 ft

Technical difficulty

Moderate

Elevation loss

823 ft

Max elevation

2,316 ft

Trailrank

52 4.7

Min elevation

1,493 ft

Trail type

One Way

Coordinates

142

Uploaded

April 23, 2014
  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
Share
-
-
2,316 ft
1,493 ft
1.9 mi

Viewed 8127 times, downloaded 70 times

near Martins, Rio Grande do Norte (Brazil)

Este caminho leva até a Cachoeira da Umarizeira, no sítio Umarizeira, zona rural do município de Martins/RN. O percurso inicia ainda em trecho urbano e segue pela zona rural do município. A trilha é composta basicamente por terra batida, havendo trechos com muitos pedregulhos. A maior parte desta trilha é bastante arborizada e por isso há longos trechos à sombra. O grau moderado de dificuldade se deve ao fato da inclinação do terreno, bem como seus 3km de extensão. Além da cachoeira da umarizeira em si, há outros locais de interesse e beleza cênica. Visto que a trilha cruza diversas vezes com o riacho da umarizeira, ocorrem pequenos poços para banho e outras quedas d'água de menores proporções.
Lake

Poço Dourado

Trata-se de um excelente local para banho. A água é bastante turva, mas a temperatura é fria o bastante, para tornar este local uma parada obrigatória.
Waterfall

Pequena queda d'água

Este local tem o acesso um pouco complicado em virtude da inclinação das rochas. Há uma pequena queda d'água e um lago para banho, nas águas frias do riacho da umarizeira.
River

Cruzamento trilha x riacho

A partir deste ponto, a trilha encontra-se mais uma vez com o curso do riacho da umarizeira e então, o restante do caminho passa a ser sobre as rochas do leito deste curso d'água.
Waterfall

Escorregos

Este é o local ideal para banho e contemplação da paisagem. As águas que seguem sobre as rochas, dão origem à uma camada de lodo bastante escorregadia. Deve-se ter cuidado! Deste ponto é possível observar a ponta da Serra de Martins, a Cachoeira da Umarizeira despencando para o sertão e a linha do horizonte ao fundo.
Waterfall

Cachoeira da Umarizeira

Este ponto de interesse trata-se da Cachoeira da Umarizeira em si, entretanto, não é possível o banho na própria cachoeira, visto que a queda d'água despenca de uma altitude de 470m para a cota 220m, seguindo a inclinação da geomorfologia local. Da ponta da cachoeira é possível se ter uma ampla visão do sertão potiguar e sentir uma forte brisa.

8 comments

  • Alídia May 1, 2014

    Que bom que gostou :)

  • Photo of mabiovinicios

    mabiovinicios Sep 20, 2016

    Muito legal ver este caminho da Umarizeira verde assim. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeira-da-umarizeira-martins-rn-6657917/photo-3707155

  • Photo of Luis Baros

    Luis Baros Sep 22, 2016

    Pois é, "mabiovinicios", a caminhada neste dia foi muito agradável. A cachoeira estava linda e a vista então, nem se fala. Vi que você tem alguns videos no Youtube. O pessoal faz este percurso de moto também? https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeira-da-umarizeira-martins-rn-6657917/photo-3707155

  • Photo of mabiovinicios

    mabiovinicios Sep 22, 2016

    Sim, agente tanto subiu como desceu este percurso de moto, pelo que ví você foi somente até a cachoeira, mas da para descer mais até o pé da serra, agente faz todo o caminho de moto até em baixo. muito bom, a parte depois da cachoeira é mais ruim. temos um vídeo antigo que mostra alguns trechos da descida, segue o vídeo:

    Estamos esperando o clima mudar para descer ou subir aí filmando novamente, agora que estamos com câmeras melhores e apropriadas.

    Segue o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QIr7z7T-cok https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeira-da-umarizeira-martins-rn-6657917/photo-3707155

  • Photo of Lou Ribeiro

    Lou Ribeiro Mar 2, 2020

    Dá pra descer tranquilo de MTB?

  • Photo of Luis Baros

    Luis Baros Mar 3, 2020

    Olá, "Lou Ribeiro", beleza?! Veja só, percorri essa trilha em 2014, ou seja, há 6 anos. Não sei como se encontra hoje o terreno, se mais erodido, com a mata mais fechada, mais íngreme. Porém, tomando como referência a trilha da época diria que SIM, é possível, só não diria que é "tranquilo". Há muitas pedras soltas, passagens fechadas, além de cruzar o riacho várias vezes. De bike deve ser aventura pura!! Kkkk. Espero ter ajudado.

  • Victor Menezes 2 May 24, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Segui essa trilha no dia 14/05/2021. Indico o percurso, foi totalmente fiel ao que mostra e me fez chegar até a cachoeira sem muitas dificuldades. As dificuldades foram só em relação ao percurso mesmo, pois estava em período de chuva e as partes com pedra se tornam escorregadias, mas nada demais. O que eu acrescentaria a essa trilha seria a dificuldade (em tempos de chuva) de se chegar até a parte final da cachoeira, onde o pessoal geralmente tira foto. Ao chegar no escorrego só consegui descer lá pro fim pq encontrei um pessoal da cidade que já estava lá. Por está chovendo, as pedras estavam com lôdo e em alguns cantos tivemos que escorregar literalmente. No mais, podem seguir que se chega lá.

  • Photo of Luis Baros

    Luis Baros May 25, 2021

    Olá, Victor Menezes, tudo bem?! Cara, fico muito feliz que estas informações ainda estejam ajudando novos visitantes a chegar até a Cachoeira da Umarizeira. Percorri este trajeto em 2014 e nunca mais tive a oportunidade de voltar à este lugar.

You can or this trail