Moving time  3 hours 18 minutes

Recorded December 2018

2.2
4.4

near Passagem, Bahia (Brazil)

Primeiro dia conhecendo a Chapada Diamantina, mais precisamente pelo Caeté-Açu, "Vale do Capão".
Ficamos hospedados no Camping Mangalô.
Trilha gravada no dia 29/12/2018. Gravei tanto o caminho a pé como o motorizado.

Caminho a pé:
Trilha de fácil orientação e poucas bifurcações. Não é necessário Guia. Não existe taxa para entrar. Assim que se chega, tem o centro de condutores que pede um auxílio (e vale a pena ajudar porque o trabalho deles é muito bom). Ajuda quem puder e com o quanto puder.
Esse dia foi bem leve, para descansar após um tempo de estrada para chegar no vale do capão. Se tiver pouco tempo, e quiser deixar a trilha mais corrida para conhecer mais coisas, assim que sair do Camping Mangalô. Da para ir na cachoeira da fumaça e ai ir conhecer a cachoeira riachinho e depois no morro do Pai Inácio para ver o por do sol. Ficará tudo bem mais corrido, mas da para fazer, se tiver pouco tempo.
A cachoeira do riachinho e o morro do Pai Inácio eu fiz no último dia no vale do capão, 03/01/2019. Você pode ver o caminho que fiz aqui:

Caminho motorizado:
Não é difícil, e não requer um 4x4. Da para ir com um carro normal (4x2). Fomos com um Logan (Renault). Muitos buracos, mas é só ir devagar para não judiar do carro e não levantar muita poeira.

Infelizmente não chovia no Vale do Capão há umas 3 ou 4 semanas e a consequências foi que a cachoeira estava SECA. Lá é um dos poucas cachoeiras que ficam realmente secas se não tiver chuvas. Mesmo ela sem a sua famosa queda, vale a pena subir. O lugar é lindo demais.

Mais informações e fotos, aqui:
(link do blog)

Não deixe sujeira. Traga todo seu lixo de volta. Vamos preservar o que é nosso.
Boas aventuras e bons mergulhos de cachoeira.

Roteiro da Chapada Diamantina:
Dia 1 - 29/12/2018 - Cachoeira da Fumaça e passeio no Vale do Capão
Dia 2, 3, 4 e 5 - 30/12/2018 a 02/01/2019 - Travessia no Vale do Pati
Dia 6 - 03/01/2018 - Cachoeira Riachinho e morro do Pai Inácio
Dia 7 - 04/01/2018 - Conhecendo as cidades de Guiné, Mucungê e Igatu
10 reais se não me engano. Em frente tem um lugar para almoçar, assim que voltar da cachoeira.
Não é necessário pagar, mas é sempre bom dar uma ajuda para esses caras que mantêm o parque limpo e organizado. Parabéns ao trabalho deles.
Costumar encher de água. Um charco. Como estava 3 ou 4 semanas sem chover, estava seco. Não só o charco como a cachoeira em si.