Uploaded February 5, 2017

Recorded February 2017

1.1
2.1

near Bilhares, Viana do Castelo (Portugal)

"A Branda de Bilhares é uma branda agro-pastoril da povoação de Ermida, que continua a ser agricultada. Esta branda guarda ainda uma outra particularidade, pois trata-se de um espaço teve ocupação no período da Romanização. Além da branda, podemos observar parte de um sistema de gestão e condução de água (regadio), outro equipamento de grande importância para as populações desta serra. Observamos claramente uma grande levada que acompanha parte do caminho entre a Bilhares e a aldeia.
Os lameiros da branda de Bilhares são dos mais ricos em orquídeas do Parque Nacional, podendo ser observadas, no final de maio e durante o mês de Junho, três espécies, nomeadamente Dactylorhiza maculata, Serapias cordigera e Serapias lingua. Além disso, os lameiros apresentam sebes com várias espécies de arbustos ou árvores como o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e linhas de água com vidoeiro (Betula celtiberica), salgueiro-negro (Salix atrocinerea) e freixo (Fraxinus angustifolia), o que proporciona abrigo e áreas de alimentação diferenciadas que enriquecem a biodiversidade da zona."
Cave

Muito bonito.

• Photo of James_R

James_R Apr 21, 2017

Aquela descida para a ponte foi autêntico corta-mato :-)