Uploaded November 11, 2020

Recorded November 2020

3.8
7.5

near Sítio Buriti, São Paulo (Brazil)

Iniciamos a caminhada na lanchonete Caldo de Cana Pé da Serra, seguimos pela estrada asfaltada e entramos na primeira estrada de terra à direita, seguindo por essa estrada em direção ao início da trilha que sobe para a Pedra da Laje.
Ao chegar à primeira laje de pedra já compreendemos o motivo do nome, mas antes passamos por alguns mirantes que já foram dando mostra do visual que vinha pela frente. Conforme subíamos as aflorações de rocha se tornavam maiores e mais bonitas, assim como o visual que foi mostrando todo o seu esplendor. Do alto da Laje pudemos avistar a Serra do Lopo, a Serra de Itapetininga onde se encontra a Pedra Grande e o município de Bom Jesus dos Perdões, não é possível avistar Atibaia que está atrás da Serra de Itapetininga. As rochas da Laje são um espetáculo a parte, e mais acima o morro é coberto por uma mata.
Iniciamos nossa descida em direção à Estrada Municipal da Pedra Grande, logo encontramos uma placa alertando ser Propriedade Privada e Entrada Proibida, voltar estava fora de cogitação, arriscamos e seguimos em frente. A descida possui um trecho de lajes de pedra bem inclinadas, é preciso procurar o melhor ponto de descida e não seguir fielmente o tracklog. Vencido esse trecho chegamos a uma clareira e a uma trilha bem definida e por ela seguimos até a Estrada da Pedra Grande. Na ida resolvemos passar pela portaria da Pedra Grande para subir um trecho por trilha. Não demoramos para chegar na base do Cocuruto, uma formação rochosa que é o ponto mais alto da Serra de Itapetinga. Ascendemos ao cume e retornamos para curtir um pouco a Pedra Grande e seu visual da cidade de Atibaia. Aproveitamos a parada para um lanchinho e botamos o pé na estrada retornando para o ponto de partida pela Estrada da Pedra Grande.

Etrex 32x

Lago

Laje

Lírio da Mantiqueira

Lírio da Mantiqueira ou Amarilis, uma linda flor que só é encontrada na Serra da Mantiqueira e corre risco de extinção.

trilha a esquerda

Vista da Pedra Grande

Clareira

início da trilha bem definida

Seguir à esquerda

Sapo

Fim da trilha seguir à esquerda