Uploaded October 22, 2015

Recorded October 2015

1.8
3.6

near Cabeça, Guarda (Portugal)

Rota circular com início e fim na aldeia de cabeça. Começamos andando junto a levada com atenção para algumas passagens com pouco espaço para colocar a bota. Complicado para quem tem vertigens mas vale bem a pena pelas vistas do nosso lado direito, onde podemos ver montanhas enormes e sentir-nos pequenos. No final da levada chegamos ao topo da cascata onde descansámos, com direito a visitar a casa de xisto que se encontra próxima. Voltámos a descer e ao chegar à ponte do serapitel acaba o trilho da levada e começa um cenário diferente. Caminhamos junto à ribeira para alcançar a base da cascata, a vegetação é característica da humidade do local (tudo muito verde). A base da cascata é sem palavras muito bonita, recomendo!
Saindo dessa zona continuamos por uma zona de floresta e apanhamos novamente a ribeira parando para almoçar junto a um moinho. Para finalizar seguimos por um trilho estreito e muito inclinado que passa por palheiras de xisto e nos leva novamente à aldeia. Considero moderado++ visto que a zona da levada tem algumas dificuldades e a etapa final é dura fisicamente.