Uploaded January 19, 2020

Recorded January 2020

1.8
3.7

near Arga de São João, Viana do Castelo (Portugal)

A nosa andaina pola Serra d´Arga ven cadrando case na súa maior parte co Trilho da Pedra Alçada, sinalizado pola Cámara Municipal de Caminha. A variante consiste en evitar un treito de ida e volta na subida ao cumio e algún cambio menor. No folleto publicado polo concello portugués, lese:

“Trilho da Pedra Alçada, é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR) – as respectivas marcação e sinalização obedecem às normas internacionais. No início deste percurso, junto à Igreja de Arga de S. João, seguimos um velho caminho empedrado que surge à nossa esquerda e que nos leva a cruzar uma pequena chã. Próximo de uma casa de guarda-florestal, em estado de abandono, seguimos o caminho de lajes, deixando para trás a serrana povoação de Arga de S. João.

À medida que subimos, serpenteamos as encostas de Alto das Penas e Alto da Coroa até chegarmos a uma estrada florestal. Aí, viramos à direita, em direcção ao mar, para alcançarmos o ponto mais alto do concelho de Caminha – Pedra Alçada – com 742 metros de altitude. Deste lugar temos uma esplêndida vista panorâmica sobre o mar e sobre a foz dos rios Minho e Coura.

Descemos pelo lugar de Curros Grandes até um pequeno prado de montanha, conhecido por Chã do Guindeiro, onde podemos observar garranos pastando livremente. Daqui, viramos à esquerda, descendo, seguindo o regato da Fisga, o qual nos levará, por um caminho de lajes, a um belo bosque onde prolifera uma grande diversidade de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas que conferem uma interessante policromia à paisagem.

Pouco depois, encontramo-nos no Mosteiro de S. João d’Arga, um local profundamente mítico e de elevada beleza. Continuamos o caminho, por um trilho que se nos depara à esquerda, junto à área recreativa do mosteiro, descendo e acompanhando o ribeiro de S. João que, no seu curso vai criando belas cascatas e refrescantes piscinas naturais.

Ao chegarmos à estrada florestal viramos à esquerda e, passados poucos metros, voltamos a virar à esquerda para subirmos por um caminho que nos levará até à povoação de Arga de S. João, onde podemos observar a rusticidade do respectivo casario, com as eiras e espigueiros típicos, chegando ao final deste belo passeio pela Serra D’Arga.”

Antenas

Antenas de telecomunicacións nos arredores da Pedra Alçada.
Picnic

Area lecer

Área recreativa nos arredores do mosteiro de São João.

Arga S Joao

Aldea da Cámara Municipal de Caminha nas abas da Serra d´Arga.

Bolo

Bolo granítico nos arredores da antiga casa forestal.

Braña

Pradarío enchoupado nos arredores da Pedra Alçada.

Camiño

Camiño en Arga de São João.

Camiño empedrado

Camiño que sube desde Arga de São João ata a Pedra Alçada.

Cha do Guindeiro

Planalto por debaixo da Pedra Alçada.

Comezo P Alçada

Punto de inicio do percurso en Arga de São João.

Cruceiro 1

Cruceiro de granítico nos arredores da igrexa de São João.

Cruceiro 2

Cruceiro na Arga de São João.

Igrexa S Joao

Igrexa parroquial de São João d´Arga.

Mosteiro S Joao

Mosteiro de São João d´Arga.

Palco

Palco de música en Arga de São João.
Summit

Pedra Alçada

Punto máis alto da Cámara Municipal de Caminha, na Serra d´Arga. Ten unha altitude de metros.

Peto 1

Peto de ánimas -alminha- ao comezo do roteiro.

Peto 2

Peto de ánimas -alminha- na Arga de São João.
Bridge

Pontella 1

Pontón en Arga de São João.

Pontella 2

Pontón nos arredores de Arga de São João.
River

Poza

Poza nun tributario do río de São João.
Shelter

Refuxio

Refuxio aproveitando un oco natural en Chã do Guindeiro.
River

Rio Sao Joao

Río que ten o seu nacedoiro na Serra d´Arga e desemboca no río Coura.

Vistas

Vistas panorámicas desde a Pedra Alçada.