Time  7 hours 31 minutes

Coordinates 1818

Uploaded August 24, 2015

Recorded August 2015

-
-
1,939 f
923 f
0
2.8
5.7
11.38 mi

Viewed 456 times, downloaded 13 times

near Vilares, Viana do Castelo (Portugal)

Esta Grande Rota foi uma espécie de "parto difícil", isto porque os planos iniciais, que passavam pela realização de um trilho que liga-se vários PR`s fazendo uma GR circular da Serra D'Arga acabaram por não se concretizar conforme o planeado devido às condições meteorológicas adversas do segundo dia - chuva intensa e vento com rajadas muito fortes.
Efetivamente, São Pedro não foi nosso amigo. Tivemos um primeiro dia com períodos de chuva, por vezes intensa e nevoeiro nas partes altas do trilho que nos impediu de desfrutar das panorâmicas privilegiadas desta região. No segundo dia fustigou-nos com um dia de Agosto que mais parecia um severo dia de Inverno, obrigando a procurar uma alternativa que desse termo ao desânimo causado pelas condições agrestes do dia. Optamos por diminuir o mais possível o troço do Mosteiro de São João de Arga a São Lourenço de Montaria e deixamos de passar por Folguenas, Pedras Frias, Pedrulhos, Mousela, Cascatas do Pincho e Espantar.
Ficou a vontade de voltar em breve à serra para concretizar a GR inicialmente planeada, dai definir-mos esta trilha como uma VR (Versão de Reconhecimento).

2ºDIA
As previsões meteorológicas eram de agravamento do tempo para a tarde, levantamo-nos cedo para evitar ao máximo as más condições do dia. Após o pequeno-almoço no refúgio saímos às 7 horas em direção a Chã da Franqueira onde seguimos o PR1 (CMN) – Trilho Chã da Franqueira até Arga de Baixo. Aqui aproveitamos a Taverna do Horácio para o reforço da manhã. Saímos e a chuva já nos esperava, continuamos o PR1 (CMN), queríamos encontrar um caminho de pé posto que liga-se ao PR – Trilho da Pedra Alçada. Subimos a serra até à cumeada por estradão que à medida que progredíamos apresentava cada vez mais vegetação. Lá no cume era impossível continuar, a vegetação era densa! Optamos por voltar para atrás, descemos e encontramos um caminho que rapidamente passou a pé posto mas completamente obstruído pela vegetação. Seguimos abrindo caminho, a progressão foi lenta, voltou a chover, por vezes mais intensa, e a muito custo lá chegamos ao estradão do PR – Trilho da Pedra Alçada. Seguimos o PR passando entretanto pelo belíssimo mosteiro de São João de Arga até à Chã do Guindeiro. As condições meteorológicas agravaram-se, o nevoeiro era serrado, a chuva era intensa e persistia, agora acompanhada por ventos fortes que nos impedia de caminhar na vertical. Apesar de termos previamente planeado seguir para Dem e Cascatas do Pincho, atendendo às condições adversas opta-mos por seguir serra abaixo pelo PR1 (VCT) – Trilho da Montanha Sagrada. Na interseção com o PR4 (VCT) – Trilho do Pôr-do-Sol seguimos este PR em direção ao parque de merendas da Montaria, e daqui continuamos até à Junta de Freguesia de São Lourenço da Montaria, local de término desta aventura pela Serra d`Arga.
O dia não esteve nada à feição para o trekking. Todos encharcados, dirigimo-nos aos sanitários públicos onde mudamos de roupa, com as peças de roupa de uns e doutros lá conseguimos ficar minimamente apresentáveis para seguir para o Café “Caçana” - lugar de paragem e de pecado, sobretudo para caminheiros, amantes de BTT e todo-o-terreno - onde retemperamos forças e aquecemos o corpo com um bom caldo verde e rojões, acompanhados pelo famoso champarrião.
A Serra D'Arga tem muito para oferecer, é única, num contexto único, e fica a promessa de lá voltar em breve, dessa vez para a "tal" GR inicialmente planeada.

FICHA TÉCNICA 2ª ETAPA
Data de realização: Dia 23 de Agosto 2015
Percurso: Refugio de Montanha - Chã da Franqueira - Arga de Baixo – Mosteiro de São João de Arga – Chã do Guindeiro – Encosta da Branca - Parque Merendas Montaria – São Lourenço da Montaria
Distancia: 18,3 km
Marcha efetiva: 6:50 horas

TRILHA COMPLETA: GRANDE ROTA DA SERRA D`ARGA (VR*) external

1ª ETAPA - GRANDE ROTA DA SERRA D`ARGA (VR*) external
Waypoint

2ª ETAPA - GRANDE ROTA DA SERRA D`ARGA (VR*)

Waypoint

BOUÇAS

River

RIBEIRO DE ARGA

Sacred architecture

CAPELA Nª Sª DA ROCHA (CHÃ DA FRAQUEIRA)

Intersection

INTERSEÇÃO PR1 - TRILHO CHÃ DA FRANQUEIRA

fountain

FONTE

Intersection

INTERSEÇÃO PR1 - TRILHO CHÃ DA FRANQUEIRA (NORTE)

River

RIO INTERMITENTE

Provisioning

TABERNA DO HORÁCIO

Sacred architecture

IGREJA ARGA DE BAIXO

River

RIBEIRO

Dead-end street

CAMINHO SEM SAÍDA

Risk

CAMINHO PÉ POSTO A CORTA-MATO

Intersection

INTERSEÇÃO PR - TRILHO DA PEDRA ALÇADA

Waypoint

SILVARELHA

Sacred architecture

MOSTEIRO DE SÃO JOÃO DE ARGA

Intersection

CHÃ DO GUINDEIRO (INTERSEÇÃO PR1 - TRILHO DO MONTE SAGRADO)

Intersection

INTERSEÇÃO PR4 - TRILHO DO PÔR DO SOL

Picnic

PARQUE DE MERENDAS DA MONTARIA

Intersection

INTERSEÇÃO PR5 - TRILHO DO PINCHO

Comments

    You can or this trail