Uploaded June 14, 2015

Recorded June 2015

4.2
8.3

near Torrestío, Castilla y León (España)

Trilho qualificado dificil devido a distancia e ao piso.
Ponto de partida para este trilho foi o alto da Farrapona com os seus 1708 mts de altura.
Descemos em direcção em direcção ao lago de la Cueva e podemos ver o panorama
para o pena Michu e negra bem como todo o vale de Saliencia.
A Gruta do Lago tem a cor avermelhada, devido a extracção de minério de ferro (oligisto), devido aos escombros da Mina Santa Rita, que foi feito pelas Minas de Somiedo SA entre 1956 e 1978, com uma extração de 70.000 toneladas/año.
Para ser transportado ao longo da trilha para Torrestio, como nesse tempo não havia estrada como a atual para Saliencia, apenas podia ser feito de uma maneira, montado num cavalo.
Perto do lago, pode.se ver a entradas da mina / remoção galerias e instalações em ruínas.
Subimos para peña cuerva e podemos observar 3 lagos: um mais pequeno e dois grandes Calabarosa e Cerveriz. Descemos para o vale até começar a subir para os picos Albos que nos deixam um panoramica de cortar a respiração.
Agora descemos para o lago del Valle com mais umas vistas panoramicas de todo o vale.
Chegados ao lago facilmente identificavel pela sua ilhota no meio do mesmo. Descendo por estradão em direcção a Valle del Lago.
Chegado a aldeia que se estende ao longo de toda a estrada que vai dar a Pola Somiedo. Tomamos a direcção de Puerto, virando a esquerda junto a uma pequena capela na aldeia, chegado a igreja de Santa Maria Madalena viramos a direita e vamos em direcção a Coto passando junto a estrada.
É sempre a descer até Pola de Somiedo onde acaba a caminhada.