Moving time  3 hours 35 minutes

Recorded August 2018

4.9
9.8

near Baños, Tungurahua (Ecuador)

A Ruta de las Cascadas ou Rota das Cachoeiras, em português, é a principal atividade para se fazer em Baños, no Equador. A cidade, que possui a fama de ser a capital dos esportes radicais, consegue uma mistura perfeita de aventura e natureza, a qual pode ser melhor apreciada através dessa interessante rota.

Essa é a escolha clássica e a melhor na minha opinião. Fazer o trajeto de bicicleta deixará a sua experiência ainda mais interessante e aumentará o nível de aventura. Eu não teria achado a Rota das Cachoeiras tão legal, se tivesse utilizado outro meio de transporte.

O trajeto de não é longo e como a maior parte é descida, o esforço é pequeno. Mesmo para quem é sedentário, é algo possível de se fazer.

Para não precisar voltar pedalando, há caminhonetes que levam você e a sua bicicleta por US$2 de volta a Baños; a maioria saem de Rio Verde, perto da entrada do Pailon del Diablo.

Várias lojas em Baños alugam bicicletas, o valor é entre US$5 e US$10 para ficar o dia todo com ela. Alugamos de US$5, era nova e estava em bom estado, apesar da marcha ficar pulando na minha bike. No aluguel da bicicleta está incluído capacete e uma corrente e um cadeado, para quando você parar em algum lugar.

Há várias cachoeiras no caminho. Entre as principais está Agoyan, que é a primeira cachoeira do percurso, a 6 km de Baños, com 60 metros de altura é a maior dos Andes equatoriano, nela há uma tirolesa e um cable car, espécie de bondinho, em que é possível cruzar o canyon e ver a cachoeira mais de perto. Outra cachoeira é a Manto de la Novia, a 10 km de Baños, com 40 metros de altura, onde também há cable car e tirolesa. Em Rio Verde, a 15 km de Baños, localiza-se a cachoeira Pailon del Diablo, em que é preciso andar meia hora para chegar a um mirante, onde é vista a cachoeira de 80 metros de altura, que já fica na região amazônica. A rota acaba na Machay, a 20 km de Baños, única cachoeira em que é possível nadar e é necessário andar 20 minutos até chegar nela.