Moving time  2 hours 4 minutes

Uploaded November 9, 2020

Recorded November 2020

5.3

near Fábio Rêgo, Paraná (Brazil)

Sengés / Itararé - 2ª Parte

>> Roteiro de 1 dia. Locomovemo-nos de van de um ponto para o outro. Estrada de terra batida. Os acessos para as cachoeiras possuem trilhas curtas, fáceis de percorrer. Leves lanches para passar o dia, pois em nenhum destes lugares que será mencionado a seguir possuem qualquer ponto de venda. Recomendo seguir itinerário nesta respectiva ordem:

1 . Comecei o dia conhecendo o CANYON DO JAGUARICATU, que é construído por paredões de arenito de 80 a 100 m e cuja mata nativa é o cerrado. Local muito bonito, com excelentes pontos para fotografia. Exposição total, nenhuma dificuldade técnica.

2 . Segundo ponto de parada foi a Cachoeira do Sobradinho (Também conhecida como Véu da Noiva), localizada á apenas 3 quilômetros do Canyon. Essa é a cachoeira mais linda do dia, possuiu aproximadamente 40 metros de queda d’água, que se precipita a partir de um lajeado e possui uma ótima piscina natural para nado. Trilha de nível fácil, bem demarcada, sem bifurcação. Existe a possibilidade de visitar tanto a cabeceira da queda quanto a base, mas infelizmente não estávamos com tempo hábil para isso.

OBS – Não nadar até a queda, risco de vida.

3 . Próxima queda é a Cachoeira Erva-Doce também localizada no Vale do Jaguaricatu. Não estava com um volume de água abundante. Não possui poço para banho. Trilha de fácil acesso, não apresenta dificuldades técnicas. Ideal para crianças.

4 . Última parada do dia: Parque Ecológico da Barreira, em Itararé, SP. Vale muito a pena visitar devido sua formação rochosa e as fendas esculpidas pelo Rio Itararé. O lugar também tem valor histórico e era a antiga rota dos tropeiros no séc. XVIII, que ligava Sorocaba-SP á Viamão-RS. Pontos visitados: Gruta da Santa (Nossa Senhora de Lourdes), Brechão das Andorinhas, Pontilhão (Ruína da antiga estrada de ferro que ligava o sudeste ao sul do Brasil no período de 1909 a 1985) e Cascata do Chuveirinho.

- Parque não cobra taxa de entrada. Possui estacionamento.
- Contemple a revoada das andorinhas no final da tarde (tem muita andorinha mesmo!).

Endereço - Rod. Francisco Alves Negrão, 386 - Vila Jurandir, Itararé - SP, 18460-000

>>> Classificação: Nível fácil, para todas as faixas etárias.

OBSERVAÇÕES –

> Se você é de outra região – assim como eu – opte por se hospedar em Itararé/SP, que possui mais opções de pousadas/camping, e locais bons no centrinho da cidade onde se pode comer bem e barato.
> Em dias ensolarados não dispense o uso do protetor solar!

PARTE 1 – PRIMEIRO DIA : https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilha-das-cachoeiras-cachoeira-do-navio-senges-pr-60023300

Preserve a natureza, pratique o mínimo impacto! ;)

Acesso Ao Canyon

Veículos são deixados neste local.

Canyon JAGUARICATU

Tree

Árvore Da Lenda

Acesso Cachoeira Sobradinho

Cachoeira Sobradinho

Não nadar até a queda. Redemoinho. Risco de vida.

Acesso Cachoeira Erva Doce

Pontinha

Existem tantas outros ao longo da trilha. Achei desnecessário marcar todas.

Cachoeira Erva Doce

Não possui poço para nado.