-6 f
2.1
4.1

near Grota Funda, Rio de Janeiro (Brazil)

Este trecho é para quem está bem preparado e gosta de desafios, pois exige muita disposição para encarar uma caminhada de longa distância e em subida. Certifique-se de estar em boa forma física e leve bastante água e alimentos. Quem quiser dividi-lo em duas partes, há a opção de entrar/sair pelo Morgado. Recomenda-se o uso de calça comprida apropriada para a proteção contra insetos e para evitar arranhões provocados pela vegetação rasteira e pelos galhos. Destaque para o Mirante da Toca Grande, de onde se tem uma bela vista da área verde do parque, com o Morro dos Caboclos à frente. É um percurso repleto de subidas e descidas, passando pelos morros da Ilha, Boa Vista, do Francês, do Pico do Morgado, da Toca Pequena e da Toca Grande.

Esse trecho da Trilha Transcarioca pode ser alcançado pelo final do trecho Grumari x Grota Funda (sentido Oeste/Barra de Guaratiba x Leste/Pão de Açucar). O início fica bem no alto da Grota Funda e pode ser acessado por ônibus e veículo particular. Para quem vem no sentido contrário pelo Morgado, deve-se ir pela estrada dos Bandeirantes e entrar na estrada do Morgado e seguir até a guarita de cor laranja que fica em uma pequena esquina. Neste ponto mantenha-se a esquerda da guarita e vá subindo até a pista se transformar em trilha. Logo aparecerá a bifurcação com as pegadas da Trilha Transcarioca.

No terminar Alvorada existem ônibus que vão até a Grota Funda ou no terminal em Piabas